Saúde

O Estado de São Paulo concentra 22% dos leitos de internação e complementares do Brasil, sendo que dos 109 mil leitos existentes no Estado, 59% estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS)  ̶  DATASUS-2015. São Paulo conta com 2,73 médicos e 1,84 dentista para cada mil habitantes (Seade), sendo que 42,6% da população paulista está coberta por plano de saúde de empresa privada, em contraponto aos 24,2% da média nacional  ̶  DATASUS-2015.

São Paulo reúne mais de 22 mil estabelecimentos de saúde públicos e privados, dentre hospitais, clínicas, centros, postos e unidades de saúde. Algumas destas instituições estão diretamente ligadas a atividades de ensino, como o Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), os Hospitais das Clínicas da Universidade de São Paulo (Capital e Ribeirão Preto), da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade Estadual Paulista (Botucatu), e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, da Universidade de São Paulo.

Destaca-se ainda o grande número de centros de referência, unidades de alta complexidade em oncologia e instituições capacitadas a realizar transplantes de órgãos e de medula óssea existentes no Estado.

Pioneiro na aplicação de novos métodos de diagnóstico e tratamento oncológico no Brasil, o Hospital A. C. Camargo é uma das instituições de saúde paulistas com grande respeitabilidade nacional e internacional em sua área de atuação. Outro centro de excelência em tratamento oncológico é o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp).

Também com padrões de excelência comparáveis aos dos melhores centros mundiais de saúde, o Instituto do Coração (InCor) é especializado no tratamento clínico e cirúrgico de doenças cardíacas, com uma equipe multiprofissional em contínuo intercâmbio com instituições internacionais congêneres.

O Instituto Dante Pazzanese é outra importante referência paulista na área da cardiologia, responsável pelos primeiros marca-passos, próteses valvares, desfibriladores e máquinas para circulação extracorpórea fabricados no País.

Entre os hospitais privados em atividade no Estado, é possível destacar o Hospital Beneficência Portuguesa, capacitado em transplantes de coração, córnea, fígado, medula, rim, pâncreas e pulmão, considerado também referência nacional e internacional na área da radiocirurgia.

O Hospital Sírio-Libanês também se destaca em sua Unidade de Terapia Intensiva, o Centro de Oncologia e o Serviço de Terapia Renal. Há ainda o Hospital Albert Einstein, com programas integrados de alta complexidade nas áreas de cardiologia, oncologia e neurologia, e importante centro de transplante hepático brasileiro.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.