Inovação, ciência e tecnologia

Com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina, o Estado de São Paulo tem atraído muitas empresas em razão do peso cada vez maior que a inovação vem assumindo como diferencial decisivo no mercado global.

Entre os fatores que justificam essa atração, ressalta-se a presença de conceituadas universidades que aliam ensino superior de alta qualidade, núcleos de pesquisa e laboratórios de reconhecimento internacional, com destacada produção em diversas áreas do conhecimento.

Em 2018, de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Governo de São Paulo investiu R$ 12,5 bilhões em Pesquisa e Desenvolvimento, representando 73% do dispêndio dessa rubrica pelos estados brasileiros.

Parte importante desses recursos é proveniente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que tem por atribuição promover a pesquisa, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia no Estado.

Entre as ações de estímulo à inovação, ciência e tecnologia no Estado, merece destaque o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, (SDE), com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e tecnológico em diversas regiões, por meio de atração de investimentos e geração de novas empresas intensivas em conhecimento.

 

Veja também

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.