Centros de Inovação Tecnológica

As incubadoras apoiam projetos inovadores por meio de serviços especializados e consultorias, oferecendo o ambiente necessário para o desenvolvimento de novos empreendimentos, além de possibilitar a troca de informações e experiências entre micro e pequenas empresas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada.

Quando direcionadas a empreendimentos de base tecnológica, as incubadoras reúnem empresas cujos produtos, serviços ou processos possuem alto valor agregado, especialmente nos setores de informática, biotecnologia, química e mecânica de precisão, entre outros.

O Estado de São Paulo conta com a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec), subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

A RPCITec tem por objetivo apoiar, fortalecer e estimular a implantação desses empreendimentos, promovendo a troca de informações entre as iniciativas e o intercâmbio com entidades de fomento à inovação e ao empreendedorismo.

Os Centros de Inovação Tecnológica facilitam a associção de empresas de base tecnológica com agentes de pesquisa científica. Em um CIT podem ser estabelecidos laboratórios, centros de serviço e verificação de processos tecnológicos, entre outros.

Informações para os municípios interessados em estabelecer um parque tecnológico

Para solicitar o apoio da Pasta na implantação de um CIT, o interessado deve encaminhar à Secretaria um ofício demonstrando a articulação do sistema local de inovação, a base econômica do município e informações sobre a existência de incubadoras de base tecnológica e organizações (produtivas locais, de fomento, de ensino e pesquisa, financeiras, públicas, de comércio, de infraestrutura comum e coordenação de classe). Após análise e aprovação do projeto pela equipe técnica, o interessado deverá elaborar um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira e um plano de negócios, para solicitar seu credenciamento na RPCITec.

Cits credenciadas

  • Centro de Inovação Tecnológica de Jundiaí
  • Centro de Inovação Tecnológica de Marília
  • Centro de Inovação Tecnológica de Indaiatuba
  • Centro de Inovação Tecnológica de Guarulhos
  • Centro de Inovação Tecnológica de Bauru
  • Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro
  • Centro de Inovação Tecnológica de Guarujá
  • Centro de Inovação Tecnológica da Embraer
  • Centro de Inovação Tecnológica de Presidente Prudente

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.