Ensino superior

As instituições de ensino superior em atuação no Estado de São Paulo figuram entre as melhores do País, muitas com reconhecimento internacional e ocupando as mais altas posições na América Latina em rankings internacionais (QS University Rankings e Times Higher Education University Rankings).

Com 23,43% do total de instituições de educação superior nacionais, São Paulo reúne, além de uma extensa rede privada, quatro universidades, duas faculdades e 73 faculdades de tecnologia estaduais, bem como cinco instituições de ensino superior federais (três universidades, uma faculdade e um instituto de educação, ciência e tecnologia), e um número considerável de instituições municipais, conforme dados de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Ao oferecer quase 1,6 milhão de vagas, com um corpo docente formado por aproximadamente 84,32% de mestres ou doutores, os cursos de graduação do Estado tiveram, em 2019, 251.790 concluintes, ou 26,95% do total nacional (Inep – 2019). A pós-graduação strictu sensu no Estado formou 23,23% do total nacional, titulando 21.953 mil alunos em 2019, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com atuação de destaque nas mais diversas áreas do conhecimento, algumas das melhores instituições de ensino superior, segundo a Capes, estão localizadas no Estado de São Paulo. Dentre elas, destacam-se as universidades estaduais.


Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo (USP) é a maior e mais importante instituição de ensino superior e pesquisa do País, sendo destaque entre as universidades latino-americanas (1ª colocada da América Latina nos rankings da QS World University Ranking e da THE World University Ranking). A USP possui vários campi distribuídos pelas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, São Carlos, Pirassununga, Bauru e Lorena.

Além das unidades de ensino, sua estrutura inclui museus, centros de pesquisa, hospitais e institutos especializados. A universidade oferece 340 cursos de graduação, frequentados por 59 mil estudantes, e 851 de pós-graduação, divididos entre mestrado (442) e doutorado (409), com mais de 29 mil alunos (2019).

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Figurando entre as principais universidades do país, a Unicamp é formada pelas unidades localizadas no município de Campinas (o campus principal e o Colégio Técnico de Campinas - Cotuca), além da Faculdade de Ciências Aplicadas, a Faculdade de Tecnologia e o Colégio Técnico, em Limeira, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, e do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA, em Paulínia.

Em suas 24 unidades de ensino e pesquisa, são ministrados 65 cursos de graduação, para mais de 21 mil alunos, e 159 cursos de pós-graduação (83 de mestrado, 72 de doutorado e 4 de especialização), com cerca de 17 mil alunos (2019)..


Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) está presente em praticamente todo o território paulista, com campi em 24 cidades do Estado.

A Unesp possui 35 faculdades e institutos que oferecem 155 opções de cursos de graduação para mais de 37 mil alunos. Conta também com 146 programas de pós-graduação, que representam a oferta de 124 mestrados acadêmicos, 19 mestrados profissionais e 112 doutorados acadêmicos para mais de 13 mil alunos.

 

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.