Perguntas frequentes

Serviços e a atuação da Investe SP

1. A InvestSP possui linhas de crédito? Faz empréstimos ou financiamento?
Não. A InvestSP não possui linhas crédito. Quem tem linhas financiamento é o Desenvolve SP. Acesse o site para conhecer o que oferecem.
2. Tenho uma empresa que presta serviços, gostaria de fazer uma parceria com a InvestSP. Vocês podem fazer parcerias para ofertar meus serviços?
Devido a nossa atuação pública e princípios éticos não recomendamos serviços ou produtos às empresas que atendemos.
3. Gostaria do contato de uma empresa atendida pela InvestSP, vocês podem me passar?
A InvestSP não tem autorização para passar os contatos das empresas que atende.
4. A InvestSP é uma empresa privada ou pública?
A InvestSP é um Serviço Social Autônomo, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, criada pela Lei nº 13.179, de 19 de agosto de 2008 e instituída pelo Decreto n° 53.766 de 5 de Dezembro de 2008. Saiba mais
5. Que empresas podem ser atendidas pela InvestSP?
É importante ressaltar que a InvestSP atende todos os tipos de empresas. Porém, a prioridade são os projetos relevantes para o Estado de São Paulo devido ao impacto na geração de emprego e renda para a população e à possibilidade de gerar resultados benéficos na área de desenvolvimento tecnológico, inovação e sustentabilidade.
6. Quanto custam os serviços da InvestSP?
Por ser um serviço social autônomo sem fins lucrativos, a Invest São Paulo não cobra por nenhum de seus serviços.
7. A InvestSP pode indicar empresas para ajudar em meu projeto estrangeiro no Estado de São Paulo?
Neste caso, o que a agência faz é indicar associações e outras entidades de classe que agrupam diversas empresas do setor solicitado. Por ser de interesse público, a Investe SP não pode indicar empresas privadas para empresas privadas.
8. Como posso oferecer meus serviços de publicidade à Invest São Paulo?
Entre em contato com a equipe de comunicação por meio do e-mail [email protected].
9. Como posso oferecer outros produtos à Invest São Paulo?
A maior parte dos serviços contratados pela Investe São Paulo é selecionada por processos de licitação ou tomadas de preço. Você pode entrar em contato no canal Fale Conosco se tiver outras dúvidas sobre o assunto.
10. A Invest São Paulo pode me passar o contato de uma empresa que anunciou investimentos com auxílio da agência para que eu possa vender meu produto?
A InvestSP não tem permissão de passar o contato de seus clientes devido a cláusulas contratuais com as empresas.
11. Como são feitos os números do “São Paulo em Mapas”?
O São Paulo em Mapas é uma ferramenta que reúne dados de diversas fontes, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
12. Há redução de custos na energia elétrica para projetos apoiados pela Invest?
A InvestSP apenas faz a ponte entre as empresas e as concessionárias de serviços públicos, orientando sobre documentações e agendando reuniões. O fato de a empresa ser cliente da Investe SP não altera os valores pagos a essas empresas./dd>
13. A InvestSP pode dar benefícios fiscais para a minha empresa?
Não. Os benefícios fiscais oferecidos pelo Estado de São Paulo são leis e decretos aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O que os especialistas da Invest São Paulo fazem é verificar quais são os benefícios existentes para os produtos das empresas atendidas. Às vezes, a Investe SP também auxilia as empresas na realização de pleitos para a Secretaria da Fazenda do Estado, normalmente pedindo que um determinado produto seja incluído em um decreto ou lei que já está disponível para outros similares.
14. A InvestSP empresta recursos ou oferece linhas de crédito?
Não. A agência somente intermedia o contato com o Desenvolve SP – Banco do Empreendedor Paulista. Trata-se de um banco estatal que promove o desenvolvimento do Estado por meio de operações de crédito consciente e de longo prazo para pequenas e médias empresas e prefeituras paulistas. Saiba mais em www.desenvolvesp.com.br
15. A Investe São Paulo pode me ajudar a exportar produtos?
Sim. A InvestSP executa ações de promoção às exportações das empresas instaladas em São Paulo. Além disso, os escritórios internacionais oferecem serviços (pagos) para as companhias que desejam desenvolver uma estratégia comercial no exterior.
16. Como encontro a melhor região para instalar minha empresa?
Cadastre seu projeto por meio do Fale Conosco, provendo a maior quantidade de informações possível. Nossos técnicos irão analisar as necessidades de sua empresa e entrar em contato para que, junto com você, possamos verificar quais são os municípios que melhor se encaixam com seu investimento.
17. Como ofereço terrenos para que a InvestSP indique às empresas que atende?
A Investe São Paulo colhe informações sobre terrenos nos municípios de acordo com o que é disponibilizado pelas prefeituras. Portanto, se você sabe ou possui um terreno disponível, avise à prefeitura de sua cidade e certifique-se de que ela irá cadastrá-lo no site da Investe SP.
18. Qual o envolvimento da InvestSP na qualificação de mão de obra no Estado?
Muitas vezes, quando uma empresa decide se instalar em determinado município e não existe mão de obra qualificada suficiente, a InvestSP entra em contato com o Centro Paula Souza, órgão do governo do Estado responsável pelas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e pelas Escolas Técnicas (Etecs), e solicita a criação de um curso voltado para as necessidades dessa nova indústria, que absorverá a maior parte dos alunos formados. Esse é um bom exemplo de como os setores público e privado podem trabalhar juntos.
19. Como é realizada a seleção de municípios apresentados aos investidores?
A seleção de municípios é feita com base no banco de dados da Investe SP sobre as 645 cidades do Estado. Constantemente, a agência busca atualizar e ampliar seu banco de dados com informações como, por exemplo, quais benefícios municipais são oferecidos às novas empresas, quais áreas estão disponíveis para empreendimentos, que tipo de mão de obra qualificada é formada na região, entre outros. Essas informações são utilizadas para elaborar a lista de cidades que atendem às necessidades de cada empreendimento. Com essa lista em mãos, cabe ao investidor decidir o local que julga mais adequado para instalar a nova planta ou expandir seu negócio. Isso facilita a escolha do empresário.
20. Quais são as estratégias para atrair mais investimentos para o Estado?
Para atrair mais investimentos para o Estado, a agência promove a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior, disponibilizando informações que contribuem para a consolidação do Estado como principal destino de investimentos da América Latina. Outra frente de atuação da Investe SP é propor que as políticas públicas existentes no Estado sejam aprimoradas, com o objetivo de tornar a economia paulista mais competitiva, reduzindo as desigualdades regionais e aumentando a geração de emprego e renda para a população. Quando a agência auxilia os municípios paulistas no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócios, também está contribuindo para tornar o Estado mais atraente aos investidores.
21. Quais são os principais parceiros da Invest São Paulo?
Entre os principais parceiros da InvestSP estão prefeituras, universidades, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, embaixadas, consulados, associações e câmaras de comércio.

Processos seletivos para contratação de funcionários da InvestSP

1. Como os funcionários da InvestSP são selecionados?
Por meio de processos seletivos públicos divulgados no site.
2. Para quem posso enviar meu currículo?
Nossa sugestão é que você acompanhe as notícias, redes sociais da Invest São Paulo para ficar sabendo de novos processos seletivos.
3. Como os funcionários da InvestSP são contratados?
Por meio de registro em carteira de trabalho, conforme premissa da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Problemas técnicos, de acesso ao site, e-mail e login

1. Esqueci minha senha. O que fazer?
Basta clicar no botão “Esqueceu sua senha?”, que esta senha será enviada para o seu e-mail.

Prefeituras

1. Como a InvestSP pode ajudar no desenvolvimento dos municípios do Estado?
Quando uma empresa atendida pela InvestSP se instala numa cidade, gera empregos e renda. A demanda por mão de obra especializada também costuma impulsionar o ensino profissionalizante. Além disso, toda uma cadeia de fornecedores se estrutura para atender às necessidades da nova empresa. É assim que a Investe São Paulo ajuda no desenvolvimento regional. Outra parte importante do trabalho da Investe SP é auxiliar os municípios no atendimento ao investidor e no desenvolvimento do ambiente de negócios, além de estabelecer intercâmbios com organismos congêneres e agentes financiadores. Esse serviço é feito com o objetivo de estimular a competitividade da economia, a redução das desigualdades regionais, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica.
2. Como meu município pode fazer parte dos projetos ou receber a instalação de uma empresa atendida pela InvestSP?
Quando uma empresa pede à Investe SP para fazer a localização de área para seu investimento, a agência primeiramente verifica quais são as necessidades do projeto. Por exemplo: tamanho do município, proximidade de aeroportos/portos, tipo de estrada necessária, proximidade de algum fornecedor/cliente, entre outros. A partir daí, todos os municípios que respondem a essas necessidades são considerados, e informações mais detalhadas são transmitidas ao investidor. As informações são fornecidas pelos próprios municípios, por meio de uma área exclusiva no site da Investe SP. Entre em contato com sua prefeitura e forneça a maior quantidade de informações e detalhes possíveis para que a Investe SP atenda o investidor com eficiência e rapidez.
3. Gostaria que a InvestSP realizasse um seminário ou programa de captação em minha região. Como fazer?
Entre em contato com a agência por meio do Fale Conosco e faça a sua solicitação. Você será contatado pela Gerência de Relações Institucionais e Internacionais (GGRII).
4. Como posso oferecer terrenos de minha cidade para as empresas atendidas pela Invest São Paulo?
Entre em contato com sua prefeitura e forneça a maior quantidade de informações e detalhes possíveis para que o município cadastre o terreno no portal da InvestSP.
5. O que a prefeitura pode fazer para atrair empresas e melhorar o atendimento oferecido ao investidor?
As principais ferramentas são:
  • Site atualizado, com destaque para as potencialidades econômicas e vocações do município e informações em inglês
  • Material institucional
  • Equipe com domínio do idioma inglês e preparada para atender investidores
  • Informações rápidas e fáceis sobre o município, como incentivos fiscais, infraestrutura, terrenos disponíveis, vocações, polos industriais, saúde, segurança, empresas, etc.
  • Manter um relacionamento próximo com a Investe São Paulo, acionando a agência sempre que necessário e respondendo prontamente às indagações da equipe.
É importante também manter a confidencialidade dos projetos. O vazamento de informações pode fazer com que uma empresa desista de ir para determinada cidade.
6. Posso doar terrenos para atrair empresas a minha cidade?
Cada município constrói a sua própria política de incentivos. Mas é importante que o investidor sinta-se seguro, sabendo que vai estabelecer-se no município sob condições legais e que sejam sustentáveis a longo prazo. A doação de terreno, a isenção fiscal são ações que dependem do que manda a lei orgânica do município, aprovada inclusive pela Câmara Municipal.

Uso de textos e imagens do portal da InvestSP

1. Posso publicar os textos do site da Investe SP em meu site/blog/rede social?
Sim, desde que cite a InvestSP como fonte. No caso de notícias de veículos da imprensa que foram replicados pela agência, cite diretamente a fonte original.
2. Posso utilizar as fotos do site da Investe SP em meu site/blog/rede social?
É possível, desde que o crédito exibido na foto do site da InvestSP seja divulgado.
3. Posso sugerir uma notícia para o portal?
Envie um e-mail para [email protected]. Sua sugestão será analisada pela Assessoria de Comunicação.
4. Como faço para obter fotos e imagens da Investe SP que não estão disponíveis para download no site?
Envie sua solicitação para [email protected].

Outras

Por que aparece no menu do site a expressão “Por que São Paulo”, com “por que” separado e sem interrogação?
Não há interrogação, pois trata-se de uma afirmação, em que é formada uma junção entre a preposição “por” e o pronome relativo “que”, com o significado de “por qual razão ou motivo”. Como o substantivo razão ou motivo foi omitido, cria-se tal expressão, também utilizada no título da obra do escritor Italo Calvino: "Por que ler os clássicos".