Comércio

O Estado de São Paulo responde por quase um terço do comércio brasileiro. O setor paulista registra uma receita bruta anual de mais de R$ 1,33 trilhão, congregando 28,62% dos estabelecimentos e 30,11% do pessoal ocupado no País. O varejo é o principal segmento do comércio do Estado, com 53,18% de sua margem de comercialização. Em seguida vêm o atacado e o grupo que agrega o comércio de veículos, peças e motocicletas, conforme dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com mais de 457 mil estabelecimentos, o setor comercial paulista emprega 3,06 milhões de pessoas, que recebem por volta de R$ 90 bilhões em salários, beneficios, retiradas e outras remunerações. O comércio varejista é o maior empregador, com 72,4% de participação das pessoas ocupadas.

No varejo, o principal segmento é o comércio de outros produtos em lojas especializadas, que possui uma participação de 50% no número de estabelecimentos comerciais e de 40% do pessoal ocupado do setor no Estado de São Paulo. Estão computadas nesse grupo atividades como o comércio varejista de produtos farmacêuticos, eletrodomésticos, equipamentos de informática e comunicação, móveis e material de construção.

O ramo de supermercados e hipermercados, com 1,67% dos estabelecimentos do comércio, participa com 13,97% do pessoal ocupado, 12,41% da margem de comercialização e 13,68% dos salários e retiradas do setor no Estado de São Paulo.

O comércio atacadista, com mais de 69 mil estabelecimentos, responde por 39,87% da margem de comercialização. Com aproximadamente 32,09% de participação na margem de contribuição do setor atacadista, o principal segmento é o de equipamentos e artigos de uso pessoal e doméstico.

Já o comércio de veículos, peças e motocicletas participa com 6,96% da margem de comercialização e 9,53% do pessoal ocupado do Estado no comércio.

Saiba mais sobre alguns dos principais setores econômicos de São Paulo.

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.