Perguntas e respostas

Não fique com dúvidas sobre o Exporta SP. Confira abaixo algumas perguntas frequentes e as respectivas respostas sobre o Programa Paulista de Capacitação para Exportaçoes.

 

Qual é o período de inscrições para o programa Exporta SP?

As inscrições para primeira turma estão abertas de 30 de janeiro até 06 de março.

Quanto tempo dura o programa?

As atividades do programa serão realizadas entre março e julho de 2020. Após esse período de capacitação, as empresas serão acompanhadas pela equipe da InvestSP por mais 2 anos, a cada seis meses, para orientações, conexões e oportunidades.

Qual o formato do treinamento?

O programa de capacitação está divido em módulos presenciais, workshops, acesso a uma plataforma exclusiva online e tutorias individuais. Serão realizados 6 (seis) módulos presenciais, durante os quais os participantes terão contatos com especialistas nos temas mais importantes para que as empresas sejam preparadas para atuar no mercado internacional, além de trocar experiências e conhecimento com outros participantes.

Existe algum custo para participar do Exporta SP?

Não. O programa é gratuito.

Quantas empresas serão selecionadas em 2020?

Serão selecionadas 150 empresas para a turma de 2020.

Como é o processo seletivo das empresas participantes?

As empresas devem preencher o cadastro no site da InvestSP, na seção Exporta SP. As empresas que se qualificarem no perfil mínimo (micro, pequenas e médias empresas paulistas, com produtos ou serviços exportáveis, inclusive startups) receberão uma avaliação de maturidade exportadora. As empresas que estiverem no perfil adequado para o programa de capacitação, serão selecionadas. A equipe de seleção comunicará aos participantes selecionados até o final do mês de março de 2020. As empresas que não estiverem ainda no perfil de maturidade adequado ao programa, serão encaminhadas para acolhimento de instituições parceiras.

Quando vou saber se minha empresa foi selecionada?

A equipe da InvestSP entrará em contato com os participantes selecionados até o dia 31 março.

Minha empresa não está localizada no Estado de SP. Posso participar?

O programa Exporta SP é exclusivo para empresas sediadas no estado de São Paulo.

Existe algum financiamento ou linha de crédito no programa?

Não.

Quem pode participar da capacitação na minha empresa?

Apenas uma pessoa de cada empresa poderá participar da capacitação. Essa pessoa precisa ser tomadora de decisões, responsável pelo setor de exportação.

Onde acontecerão os módulos presenciais do programa?

A cada ano, o programa seleciona algumas Regiões Administrativas prioritárias para atuação. Na primeira edição do programa, os módulos presenciais acontecerão nos municípios de Campinas, Franca, Registro, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo, atendendo suas respectivas Regiões Administrativas. Nos próximos anos, outras Regiões serão priorizadas e todas serão contempladas.

Minha empresa está sediada em outra região do estado. Posso participar ainda em 2020

Sim, mas será necessário o deslocamento para participar dos módulos presenciais. O programa não cobrirá os custos de deslocamento.

Haverá um certificado de conclusão de curso?

Os participantes do Exporta SP que concluírem o conteúdo do programa terão um certificado de conclusão emitido pela FIA e InvestSP.

Os módulos presenciais são obirgatórios?

A presença nos módulos presenciais é obrigatória e a entrega do certificado de conclusão está condicionada à participação em todos eles.

Tenho uma startup, serão oferecidos conteúdos específicos para a minha empresa?

Sim. Os módulos são gerais, mas haverá tutorias individuais com especialistas para abordar as demandas específicas das diferentes empresas participantes.

Não consegui me inscrever para participar desta edição do programa, mas tenho interesse em participar em edições futuras. Como devo proceder?

Entre em contato por meio do Fale Conosco para ser informado rapidamente quando abrirmos as inscrições para as próximas edições.

No programa Exporta SP está prevista participação em rodadas de negócios e missões internacionais?

Não está prevista a realização de rodadas de negócios e missões internacionais dentro do escopo do programa. No entanto, as empresas participantes do Exporta SP serão informadas e convidadas para os eventos e oportunidades organizados pela InvestSP.

Tenho experiência como consultor de outros programas de capacitação de exportações. Como faço para compor o time de especialistas do programa?

A capacitação do Exporta SP é uma metodologia desenvolvida pelos especialistas da Fundação Instituto de Administração (FIA) em conjunto com a InvestSP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo. Desta forma, os módulos serão aplicados pelos professores da FIA, a instituição contratada para executar a capacitação.

Tenho uma empresa de prestação de serviços relacionados à exportação e gostaria de prestar serviços no programa Exporta SP. Como proceder?

Enquanto executora do programa, a InvestSP não pode estabelecer parcerias para prestação de serviços pagos aos participantes do programa.

Estamos prontos para atendê-lo

Nós convidamos você a experimentar nossos serviços, seja para ajudá-lo a exportar ou investir em São Paulo. Entre em contato com nossa equipe.