27/09/18 12h15

17 das 25 startups mais desejadas do Brasil estão no Estado de São Paulo

Ranking do Linkedin avaliou quatro critérios para definir as startups que mais atraem talentos no País

Investe São Paulo

A capacidade de atrair talentos é uma das características essenciais das empresas que alcançam sucesso. As boas ideias precisam de profissionais que consigam implementá-las e, assim, gerar o impacto positivo esperado para a sociedade.

O Linkedin fez uma avaliação cujo ponto de partida foi a análise das ações realizadas por seus 575 milhões de usuários. O ranking divulgado avaliou quatro critérios: crescimento do quadro de funcionários, interesse de candidatos a vagas de emprego na companhia, engajamento dos usuários com a empresa e seus funcionários e nível de atração exercida pela startup sobre talentos oriundos das empresas que compõem a lista LinkedIn Top Companies.

Das 25 startups listadas como as que chamam mais atenção dos melhores talentos, 17 têm sede no Estado de São Paulo. A maior parte está na capital. Contudo, há companhias cujas bases operacionais ficam no interior do Estado. É o caso da BeBlue, uma startup de Ribeirão Preto, que devolve aos seus usuários um percentual de compras realizadas em estabelecimentos parceiros.

De acordo com o head do ecossistema de startups da Investe SP, Franklin Ribeiro, um dos fatores que explica a classificação divulgada pela rede social é o fato de São Paulo ter um ambiente que integra tudo o que as startups precisam para o seu surgimento e desenvolvimento. Deste modo, o estado se torna mais atrativo para as pessoas que buscam oportunidades de trabalho.

“São Paulo tem o ecossistema de apoio às startups mais desenvolvido do Brasil. Aqui o empreendedor tem amplo acesso a talentos, aceleradoras, mentores, eventos, hubs de inovação, mercado amplo, entre outros elementos que formam a rede de suporte ao negócio. É claro que existe um grande espaço para avançarmos. Por isso, a perspectiva para o futuro é desafiadora e animadora ao mesmo tempo. As startups são uma realidade de negócio e têm um potencial muito grande para ajudar a economia paulista a crescer ainda mais”, afirma ele.

Para Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, que facilita a cobrança de assinaturas e pagamentos recorrentes, “um ecossistema com startups mais maduras que em outros lugares e a velocidade para estabelecer novos contatos são diferenciais do ambiente paulista”. A empresa tem tido um rápido crescimento e já absorveu outras três startups desde 2016. Esse é um dos motivos que fazem com que ela seja uma das companhias mais procuradas por talentos.

O Estado de São Paulo tem se consolidado como o integrador das startups na América Latina. Além de atrair talentos, as empresas do Estado têm conseguido captar investimentos financeiros para o seu crescimento.

De acordo com dados da Associação Latino Americana de Private Equity e Venture Capital (LAVCA), o Brasil recebeu, em 2017, 45,4% do total investido na América Latina. Ao todo, as startups brasileiras receberam US$ 859 milhões em investimentos, sendo que US$ 564,5 milhões foram aportados em startups com sede em cidades paulistas.

Um dos destaques do ano passado foi o investimento de US$ 200 milhões na 99, empresa que foi fundada por ex-alunos da Escola Politécnica da USP. Já as startups Creditas, GuiaBolso e CargoX receberam US$ 60,5 milhões, US$ 39 milhões e US$ 20 milhões em investimentos, respectivamente. As três estão entres as 25 startups mais desejadas e comandam suas ações na capital paulista.

O Ranking

Posição