15/05/20 10h55

1ª Feira Drive Thru ocorre amanhã no Parque do povo

Feirantes atenderão somente quem estiver de carro ou moto; produtos fresquinhos serão higienizados, embalados e pesados em porções de 1 quilo ou 500 gramas

O Imparcial

A Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) realiza amanhã, das 9h às 12h, a 1ª Feira Drive Thru, no estacionamento do Parque do Povo, às margens da Avenida 14 de Setembro, na altura do número 2.396. O evento pioneiro na região levará a clientes que estiverem de carro ou moto, produtos frescos com total segurança frente à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o assessor da Sedepp, Luiz Henrique Miguel Ferreira, 51 anos, a ideia nasceu da necessidade de criar um ambiente seguro para a compra de verduras, legumes, frutas, alimentos fit, temperos, e massas pré-assadas, pensando especialmente no público vulnerável, como os idosos e pessoas com comorbidades.

Luiz explica que serão dispostas no espaço 10 barracas, individualizadas e distantes ao menos 1,5 metro uma da outra. Todos os produtos serão pré-embalados, higienizados e pesados em porções de 500 gramas ou 1 quilo para que não haja perda de tempo na escolha dos produtos, visto que o sistema drive thru depende do dinamismo e rapidez das compras.

O acesso à feira, como dito, será permitido exclusivamente para pessoas em veículos. “Os comerciantes não atenderão pessoas que forem a pé”, ressalta o assessor. O acesso se dará pela via do estacionamento do Parque do Povo e a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) ajudará na sinalização e organização deste acesso.

Mais que isso, os veículos que entrarem na feira serão higienizados pela Defesa Civil, com um produto, inclusive, para a lavagem dos pneus. Todos devem estar de máscara, assim como os feirantes que, além da proteção para nariz e boca, estarão com luvas e avental.

PODE SER DEFINITIVA

Já está planejada para a segunda-feira uma reunião que avaliará a 1ª edição da Feira Drive Thru. “Há grande possibilidade de que se torne definitiva durante a pandemia”, afirma Luiz. “Os feirantes precisam dessa venda e as pessoas dos produtos”, completa.

Nesta primeira experiência, os 10 feirantes já faziam parte do cadastro da secretaria e foram convidados, pois aguardavam um espaço para comercializarem seus produtos. A reunião também definirá se, com a possível continuidade da feira, se abrirá um novo cadastro para interessados.

“FORMATO INOVADOR”

É assim que a produtora de horta familiar, Marta Maia, 53 anos, definiu a iniciativa. Ela é uma das feirantes que participarão do drive thru e afirma que, assim que foi convidada, aceitou prontamente. “Trabalhamos com o sistema de delivery, e essa oportunidade em Prudente veio em um ótimo momento com a iniciativa da Prefeitura de apoio e incentivo aos pequenos produtores. Esse tipo de iniciativa ajuda a manter a economia em tempos de pandemia, um momento para inspirar solidariedade, e principalmente oferecer produtos de qualidade e direto da horta para a mesa das famílias”, destaca.

Ela, o marido Custódio e os filhos administram a pequena horta, utilizando adubos naturais, e embalam os produtos devidamente higienizados. “Estava buscando uma oportunidade para expor meus produtos, recebi o convite para participar da 1ª Feira Drive Thru, achei a oportunidade boa para mostrar o quanto os meus produtos, todos picadinhos, podem facilitar a vida corrida da dona de casa, ou até mesmo para quem quer uma vida saudável e não tem tempo”, enfatiza.