18/06/19 11h43

6 estados mais inovadores do Brasil para investir

Lista divulgada pelo Valor Investe pode ajudar empreendedor a tirar o negócio do papel

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Qual é o primeiro passo antes de começar a empreender? Traçar um bom planejamento é fundamental para quem deseja abrir o próprio negócio. Organizar as finanças, investir para juntar uma renda extra que pode ser usada para tirar o projeto do papel ou como capital de giro e pesquisar sobre a concorrência é dever de casa quase obrigatório. Nesta análise sobre o mercado, uma dica valiosa que vem do Valor Investe é conhecer os 6 estados brasileiros mais inovadores, de acordo com a pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Afinal, inovação é peça-chave para o sucesso dos negócios!

Apesar do Brasil não aparecer em posição de destaque no ranking mundial de inovação, estados como São Paulo – o líder! -, Paraná e o Distrito Federal aparecem com destaque no Índice FIEC de Inovação dos Estados. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina completam o ranking.

Se você já mora em alguns destes estados e está prestes começar o seu negócio, aproveite as análises financeiras do Valor Investe, acompanhe o mercado e saiba onde aplicar o seu dinheiro antes de empreender. Como a vida não é só trabalho, para ajudar na organização das finanças pessoais, o Valor Investe oferece também ferramentas para calcular o custo das férias e a despesa para trocar de carro no fim do ano, por exemplo.

6 estados mais inovadores do Brasil

(O índice máximo é 1 e o mínimo, 0.)

1 – São Paulo – 0,80

2 – Paraná – 0,66

3 – Distrito Federal – 0,65

4 – Rio de Janeiro – 0,63

5 – Rio Grande do Sul – 0,63

6 – Santa Catarina  - 0,59