17/09/12 12h00

A Caterpillar amplia produção nacional de grupos geradores

O novo investimento criará capacidade adicional para atender à crescente demanda do Pré-Sal e da indústria do petróleo no Brasil.

Investe São Paulo

A Caterpillar Brasil anunciou hoje a ampliação da produção nacional de grupos geradores em sua fábrica em Piracicaba (SP), oque aumentará a sua capacidade de oferecer soluções em sistemasde energia e atender às exigências de conteúdo nacional. A expansão da fábrica atenderá a produção de grupos geradores de grande porte, C280 e 16CM32C, na faixa de 1820 ekW a 7680 ekW, para apoiarademanda de offshore nomercado brasileiro. Estaexpansão das instalaçõesestá alinhada com o desenvolvimento de novos produtos,engenharia colaborativa e ampliação da capacidade da cadeia de fornecimento da companhia. A meta da Caterpillar é oferecer ao mercado um índice de 60% de nacionalização.

Para acomodar a produção dos novos modelos, haverá uma ampliação de  12.000 m2 na fábrica. De acordo com Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar Brasil, o investimento é a resposta da empresa para atender o crescimento da indústria brasileira de equipamentos. Com base no bem sucedido lançamento dos Grupos Geradores Série 3500C, ocorrido em março deste ano, este novo investimento em Piracicaba criará a capacidade necessária para atender a demanda dos estaleiros brasileiros por modelos de maior porte, com motores de média rotação, relativos às necessidades do Pré-Sal e da indústria de petróleo no Brasil.

Idealizados para plataformas semi-submersíveis, barcos de apoio e abastecimento offshore, navios-sonda e lançadores de tubos, os Grupos Geradores Série C280 têm uma longa tradição de durabilidade e confiabilidade no mercado. Com densidade de potência superior e reduções significativas de peso, o modelo C280 oferece alta disponibilidade e baixo custo de operação aos clientes.  Os motores atendem às exigências de emissões EPA Marine Tier II e IMO Tier II, oferecem potência nominal de 1820 ekW a 5200 ekW a 900/1000rpm e estão disponíveis nas configurações de 6, 8, 12 e 16 cilindros.

O Grupo Gerador 16CM32C, com potência nominal de 7680 ekW, foi especialmente projetado para trabalhar com grandes embarcações tipo navios-sonda e FPSO´s (produção, armazenamento e transferência de petróleo). O modelo atende às exigências de emissões IMO Tier II.

“Esta expansão representa nosso contínuo compromisso e apoio ao mercado brasileiro offshore de petróleo e gás, em constante crescimento,” disse Dave Dunlevy, gerente geral da Caterpillar para o mercado global de petróleo e gás. “O escopo do plano de expansão da fábrica no Brasil na área de energia é de longo prazo e envolve uma ampla gama de novos produtos brasileiros. Este investimento, combinado com o excelente desempenho que temos no Brasil, assegura a nossos clientes a mesma qualidade, confiabilidade e durabilidade de classe mundial esperada dos produtos CAT, além de atender os índices de nacionalização estabelecidos pelo governo brasileiro e pela Agência Nacional do Petróleo.”

Os produtos Caterpillar contam com uma rede mundial de revendedores CAT com técnicos capacitados para assegurar um suporte adequado ao cliente. A indústria de petróleo e gás conta com o suporte de três revendedores CAT: Sotreq, Marcosa e PESA, que são grandes empresas com mais de 50 anos de atuação em suas regiões. No caso específico da Sotreq, o Chief Operating Officer, George Beckwith, anuncia investimentos na unidade de Macaé/RJ. “Temos cerca de cem profissionais especializados em serviços e peças para motores e grupos geradores e fizemos novos investimentos para inaugurar mais uma filial, que será instalada em um terreno de 25.000 m2 e está programada para entrar em operação até junho de 2013. A nova filial terá um centro de treinamento de motores de padrão mundial, uma oficina de reparos de componentes e um almoxarifado de peças de reposição com capacidade triplicada em relação à unidade atual”, declara Beckwith.