04/08/09 11h47

A classe C leva a Lojas Marisa ao paraíso

DCI

A Marisa, considerada uma das umas das maiores varejistas de vestuário (feminino, masculino e infantil) do Brasil, e com os negócios voltados principalmente para o público da classe C, comemora uma melhora nos resultados deste primeiro semestre: o lucro líquido foi 98% maior do que o mesmo período do ano passado, e somou R$ 33,6 milhões (US$ 17,7 milhões). Para alcançar esse número, a empresa adotou uma série de medidas que deram resultado, como gerenciamento de estoque, regionalização de preços e ampla negociação com fornecedores.

De acordo com o presidente da rede, Marcio Goldfarb, filho do fundador da Marisa, Bernardo Goldfarb, e principal acionista, não há mais problemas de estoque. "No primeiro trimestre nos resguardamos bastante e erramos por ser muito seguros, mas agora os estoques estão indo bem e também tivemos maior margem bruta do varejo, que subiu 4 pontos percentuais". O presidente da rede explica que estão trabalhando a relação com fornecedores para ajudá-los a negociar matéria-prima, como tecidos e outros produtos. Das vendas da rede, 88% são da marca Marisa e o restante de outras marcas, mas toda a produção é terceirizada.

Outra medida sendo levada em conta é a da adequação de produtos e preços a cada região do País. "No mês de junho, por exemplo, que é um mês bom por ter Dia dos Namorados e São João, trabalhamos com duas coleções diferentes, uma para o Sul e Sudeste e outra para Norte e Nordeste", explica o presidente da rede.

Com tudo isso, a rede afirma ter conseguido oferecer preços mais baixos sem ter perdas nas margens. Para o resto do ano, foi revista para cima até a expansão da rede, que deve abrir três lojas a mais que o previsto, totalizando 9 lojas abertas em 2009 e um investimento de R$ 26 milhões (US$ 13,7 milhões). Hoje, a rede conta com 221 unidades.