17/03/10 11h56

A discreta Galeazzi cresce 25% a cada ano

Valor Econômico

A consultoria Galeazzi & Associados, fundada há 15 anos por Claudio Galeazzi e Glauco Abdala, cresce a uma taxa anual de 25% desde 2007, percentual estimado também para este ano. O faturamento não é revelado, mas apenas do Pão de Açúcar, o maior grupo varejista do país, a firma embolsou cerca de R$ 16,5 milhões (US$ 8,7 milhões) nos últimos dois anos. O contrato com o Pão de Açúcar vai até dezembro, pelo menos, mas Claudio Galeazzi, que passou mais de dois anos reestruturando a varejista na mesma sala ocupada por Abilio Diniz, acionista e presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, volta agora à Galeazzi, instalada no bairro Brooklyn Novo, em São Paulo.

Antes de fundar sua própria consultoria, Galeazzi já havia comandado várias empresas em processo de reestruturação como a Artex, Mococa, Vila Romana, Cecrisa e Lojas Americanas. Abdala já havia sido executivo da Bristish American Tobacco (Souza Cruz), Xerox e General Electric. Atualmente são raros os casos de consultores assumindo o leme dos negócios dos clientes.

"A ideia é não nos perpetuarmos nas empresas em que realizamos projetos", diz Pimentel. Todos sabiam que o mandato de Galeazzi como presidente do Pão Açúcar tinha prazo para acabar. Esse prazo era o fim de 2009, mas, com o estouro da crise, foi ampliado em um ano. Passado o susto, Galeazzi decidiu em fevereiro que já era hora de ir embora. Apesar de não ser uma surpresa, ainda assim as ações do Pão de Açúcar caíram após a sua saída, no início de março, o que mostra a confiança dos investidores em seu trabalho. No período em que esteve dentro do Pão de Açúcar, Galeazzi agiu como se fosse um cliente da Galeazzi & Associados, e um daqueles "chatos". Ele foi ainda mais exigente, diz Pimentel, que trabalha ao lado de Galeazzi no Pão de Açúcar desde 2007. Terminada sua gestão como presidente-executivo da varejista - cargo ocupado agora por Enéas Pestana - Galeazzi volta ao outro lado do balcão, aos 70 anos.

Mas os projetos da Galeazzi & Associados no Pão de Açúcar ainda não terminaram - a firma de consultoria, por exemplo, participará ao longo deste ano da integração da Casas Bahia e Ponto Frio, negócios recém-adquiridos. Até o fim do ano, pelo menos, Galeazzi e Pimentel estarão envolvidos com a varejista. Galeazzi foi ainda convidado por Diniz a participar das reuniões do conselho do Grupo Pão de Açúcar, para dar opiniões.

Segundo Pimentel, a firma de consultoria já atendeu mais de 100 clientes nos últimos 15 anos - o Pão de Açúcar é um deles, como a Lojas Americanas, Avipal e grupo O Estado de S. Paulo. Há três anos, a receita da Galeazzi & Associados cresce a uma taxa em torno de 25% ao ano. "Nada indica que 2010 será diferente", afirma Pimentel.