05/10/10 12h46

A empresária que acredita em Papai Noel

O Estado de S. Paulo – 05/10/10

Os galpões da Cipolatti, maior empresa de decoração natalina de shopping centers da América Latina, sediada em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, já estão operando em ritmo acelerado. Este ano, a Cipolatti vai decorar 128 shoppings, três deles no exterior - no Uruguai, na Argentina e em Angola. Trata-se de um volume de contratos 16% maior do que o de 2009, quando a Cipolatti atendeu a 110 encomendas. "A demanda aquecida se deve às parcerias com as maiores empresas do ramo e ao lançamento de vários shoppings", diz Ana Cecília Cipolatti, diretora comercial da empresa. A Cipolatti, que tem em seu portfólio clientes como o Morumbi e o Ibirapuera, em São Paulo, Barra Shopping, no Rio, e ParkShopping, em Brasília, não divulga seu faturamento, mas o mercado estima que o preço da decoração de um shopping pode variar de R$ 500 mil (US$ 294 mil) a R$ 1,5 milhão (US$ 882,4 mil).

A liderança nesse nicho de mercado vem do pioneirismo da matriarca da família, a mineira Conceição Cipolatti, mãe de Ana Cecília e de mais três filhos, que hoje tocam a empresa. A primeira encomenda atendida por dona Conceição veio do BH Shopping, de Belo Horizonte, em 1981. De lá para cá, diz Ana Cecília, o mercado de decoração deu um salto de modernidade, com muita tecnologia e pompa. Segundo ela, nos primeiros tempos da Cipolatti não havia material importado, que hoje representa 70% da matéria-prima utilizada pela empresa na produção de cerca de 400 temas natalinos.

Os números dos itens usados pela Cipolatti na montagem das decorações natalinas são superlativos: 80 toneladas de madeira, 32 milhões de luzinhas, 3,1 milhões de bolas, 9 mil árvores de Natal e 10 mil guirlandas, entre outros acessórios. Para comportar todo esse arsenal, a Cipolatti conta com uma área de instalação de 30 mil metros quadrados, em Taboão da Serra, e um showroom de mil metros quadrados, onde os temas natalinos ficam expostos durante os primeiros seis meses do ano. Além disso, a empresa conta com um depósito em Jacareí (SP).

O auge das atividades se dá no segundo semestre, especialmente a partir de meados de outubro, quando a Cipolatti começa a entregar as encomendas. "Temos um mês para montar todos os shoppings", diz Ana Cecília. Para isso, a equipe fixa de 400 funcionários sobe para 2 mil em todo o País. A inspiração para criar os motivos natalinos muitas vezes brota de reuniões familiares. "Enquanto o pessoal por aí faz brainstorm, nós, como bons mineiros, criamos à base de broa e café", diz Ana Cecília. Papai Noel é assunto sério na família. Todo ano, os irmãos Cipolatti fazem uma competição entre eles para ver quem faz a decoração caseira de Natal mais bonita. "Aqui, todo mundo acredita em Papai Noel", diz Ana Cecília.