18/10/12 16h32

A maior metrópole da América do Sul

Brasil Econômico/ Artigo - Marcio Moraes

Sob um mundo de concreto está a megacidade de São Paulo, que acolhe 11 milhões de habitantes

São Paulo é a quarta no mundo que mais recebeu investimentos estrangeiros em 2011, segundo um estudo divulgado em Paris e que integra 22 grandes cidades internacionais. Este é apenas mais um título que a cidade mais populosa da América do Sul e 10º maior PIB do planeta recebe.

Tudo aqui são números! São 410 hotéis, 184 casas noturnas, 160 teatros, 80 shoppings, 55 cinemas, 54 parques e 12,5 mil restaurantes, sendo a segunda capital da gastronomia no mundo! Não é a toa que a cidade é visitada por milhares de turistas durante o ano todo. Prova disso é que recebemos 75% dos eventos do Brasil. As Fórmulas 1 e Indy, São Paulo Fashion Week e a maior Parada do Orgulho GLBT do mundo, com 3 milhões de pessoas, fazem da cidade um palco.

São Paulo é hoje uma cidade global e precisa ser tratada como tal. É a porta de entrada para o mundo, seja pelas rotas aéreas, por ser sede de 63% dos grupos internacionais instalados no país e pelas instituições financeiras de importância global, BM&F e Bovespa.

Com a Copa de 2014 por perto, a tendência é ficar ainda melhor. Os incentivos fiscais de R$ 420 milhões resultarão em melhoras no transporte, na economia na cidade e nos esportes. Infelizmente o processo educacional e capacitatório não é o mesmo no restante do país. Com tudo isso ainda falta gente preparada para recepcionar os estrangeiros, mas na educação paulistana a mudança já começou.

O programa “Mercado Paulistano: é a língua que nos une” faz a diferença, dandoao jovem a oportunidade de aprender outros idiomas. O projeto “CapaCidade”, em funcionamento desde 2008, busca a capacitação de profissionais como taxistas, guias, agentes e guardas civis metropolitanos visando o turismo. Agora é preciso aproveitar a vinda dos torcedores para valorizar o que temos de melhor.

Essa é a chance para convidá-lo a conhecer não só os estádios e pontos turísticos, como a vida do paulistano. Em 2014, o mundo vem a São Paulo, mas é São Paulo que vai dominar o mundo!