17/05/22 11h49

ABDI busca parcerias nos EUA para projetos de smart cities, 5G e saúde 4.0

Na agenda da missão internacional, que começa na segunda (16/05), estão visitas a empresas de tecnologia e reuniões com BID, USAID e NIST

ABDI

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) realiza, no período de 16 a 20 de maio, missão para os Estados Unidos com o objetivo de buscar parcerias para projetos e programas que envolvem testes de aplicação com a rede 5G nas cidades, na indústria e na saúde. A Agência também vai conhecer ações de instituições americanas públicas e privadas que podem contribuir para o desenvolvimento de novos projetos do catálogo da ABDI para 2023. 

A missão será realizada em Washington e Chicago. Na capital norte-americana, a Agência vai visitar as empresas NEC Corporation of America, uma das maiores provedoras globais de soluções integradas de Tecnologia da Informação e Comunicação; e a Telecom Infra Project/META. Ambas são parceiras da ABDI no projeto OpenCare 5G. 

Coordenado pela Deloitte, o OpenCare 5G parte de uma parceria inédita anunciada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com um ecossistema diversificado de tecnologia, telecomunicações, governo, universidade e instituição financeira para testar aplicações de 5G na área da saúde. A iniciativa também tem a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, Airspaine, e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). 

Em Chicago, a Agência vai conhecer o MxD, um laboratório de alta tecnologia onde empresas podem testar suas inovações. Em parceria com o Departamento de Defesa do governo dos EUA, o MxD oferece a empresas de todo o país ferramentas digitais, cibersegurança e a expertise de sua equipe para o desenvolvimento de projetos e soluções de ganhos de produtividade. 

A Agência também conhecerá a MHub, um centro de inovação para o desenvolvimento e fabricação de produtos, por meio de testes de tecnologias, e participará de reunião no World Business Chicago, a agência público-privada de desenvolvimento econômico de Chicago. 

Conectividade 

Durante a missão, a Agência vai apresentar o OpenCare 5G e o programa Conecta 5G. Voltado para os municípios brasileiros, o Conecta 5G vai realizar testes de aplicação da quinta geração móvel nas cidades. O programa oferece aos municípios acesso facilitado à rede 5G por meio de uma luminária inteligente com antenas 5G integradas, desenvolvidas exclusivamente para essa iniciativa, pelas empresas Nokia, Juganu e Qualcomm. 

Atualmente, o Conecta 5G prevê ações em duas capitais e doze municípios: Curitiba, PR; Maceió, AL; Foz do Iguaçu, PR; Juiz de Fora, MG; Ceará-Mirim, RN; Petrolina, PE; Araguaína, TO; Jaraguá do Sul, SC; Picos (PI); Sorocaba (SP); Paraipaba, CE; Pato Branco (PR); e outras duas cidades na região dos Carajás (PA), que são Parauapebas e Canaã dos Carajás. 

Tanto o Conecta 5G quanto o OpenCare 5G estão na agenda das reuniões da missão da ABDI com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e o National Institute of Standards and Technology (NIST). 

Com atuação em projetos-pilotos de redes privadas 5G na área industrial, na agricultura, em cidades inteligentes e na saúde, a ABDI tem como foco as estratégias de expansão da quinta geração móvel; os novos modelos de negócios que surgirão a partir do uso das tecnologias habilitadoras; a modernização das cidades; e a melhoria no atendimento à saúde, proporcionada pela maior conectividade. 

Fazem parte da missão Igor Calvet, presidente da ABDI; os gerentes Tiago Faierstein, de Novos Negócios; Bruno Jorge, de Difusão de Tecnologias; Marcela Carvalho, Assessora Especial da Presidência da ABDI; Maycon David Stahelin, Subsecretário Substituto de Inovação e Transformação Digital no Ministério da Economia; e Márcia Ogawa, Sócia Líder da Indústria de Tecnologia, Mídia e Telecom da Deloitte Brasil. 

fonte: https://www.abdi.com.br/postagem/abdi-busca-parcerias-nos-eua-para-projetos-de-smart-cities-5g-e-saude-4-0