20/03/18 12h19

ABDI premia startups com R$ 1,6 milhão

As empresas participantes do programa Conexão Startup Indústria confirmaram a intenção de compra de soluções

ABDI

Brasília, 19 de março de 2018 – A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai premiar oito startups com R$ 1,6 milhão – R$ 200 mil para cada. As soluções desenvolvidas pelas empresas de base tecnológica tiveram a compra confirmada por oito indústrias participantes do programa Conexão Startup Indústria da ABDI. O relacionamento entre as indústrias e as startups começou há cerca de um ano. O programa aproxima grandes players industriais do Brasil com empresas incipientes de base tecnológica – as startups. Grandes indústrias como Ericsson, 3M, Caterpillar, Votorantim, Embraer e Natura estão participando.

O gerente de inovação da ABDI, Rodrigo Rodrigues, responsável pelo programa, defende que a ligação favorece a inovação. “A aproximação com as startups é um modo rápido e eficiente de levar a inovação para dentro da indústria”, diz. O programa tem seis fases. Atualmente, está ocorrendo a rodada de negócios, quando as indústrias de fato manifestam a intenção de compra da solução desenvolvida. Quando a parte interessada confirma a compra, a startup recebe um prêmio da ABDI de R$ 200 mil para o desenvolvimento do piloto. Cada uma das dez indústrias escolheu soluções que melhor se encaixam com a sua necessidade.

A Ericsson, por exemplo, confirmou, ainda no ano passado, a compra de uma solução de logística. Em conjunto com a startup, foi desenvolvido um software para unificar três aplicações que funcionavam separadamente dentro das fábricas.

Agora, com a confirmação das oito intenções de compra, as indústrias e as startups terão nove meses para apresentar o piloto da solução. No ano passado, as outras duas participantes – Ericsson e Votorantim Cimento – já haviam confirmado a compra de outras duas soluções, totalizando dez indústrias interessadas.

Confira a lista de conexões entre startups e indústrias:

Indústria: 3M
Startup: Trackage