23/09/22 12h11

ABIMAPI internacional e ApexBrasil lançam cartilha sobre rotulagem frontal para países da América Latina

ABIMAPI

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a ABIMAPI INTERNATIONAL (Brazilian Biscuits, Pasta, Breads & Cakes), projeto de exportação criado pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) em parceria com a Agência, realizará, em 22 de setembro às 14, o evento de lançamento do Estudo de Rotulagem Frontal na América Latina: Modelos Comparados. O estudo tem o objetivo de mapear o estado da arte no tocante à adoção de normas de rotulagem frontal em países da América Latina, trazendo as principais referências normativas que os empresários brasileiros de alimentos e bebidas podem encontrar ao exportar para 9 países selecionados: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. 

“As orientações são diferentes de acordo com os parâmetros de consumo e hábitos alimentares de cada país. O Estudo desenvolvido pela ApexBrasil abordará as regras de rotulagem frontal para países da América Latina, considerando regras obrigatórias e voluntárias, e oferecendo insumos para adequação das empresas de alimentos para continuar exportando aos mercados da região”, diz Rodrigo Iglesias, diretor internacional na ABIMAPI. 

“Em uma avaliação inicial, como ordem de grandeza, estimamos que as empresas brasileiras tenham exportado, apenas em 2021 para os países selecionados, cerca de US$ 892 milhões em produtos possivelmente sujeitos a algum modelo de rotulagem frontal. Os modelos variam quanto aos pictogramas e estilos utilizados, por isso é importante conhecê-los, além de saber onde procurar e quais são as normas estrangeiras utilizadas”, complementa Gustavo Ribeiro, Coordenador de Acesso a Mercado da ApexBrasil. 

Além do estudo de rotulagem para os países da América Latina, a ABIMAPI também lançará, em parceria com a Food Design, a cartilha sobre rotulagem frontal no Brasil, tendo em vista as novas regras da ANVISA, que entrarão em vigor no dia 09 de outubro. 

fonte: https://www.abimapi.com.br/noticias-detalhe.php?i=NTAzNw==