11/08/08 11h20

Abimaq eleva projeção de crescimento para o ano

Gazeta Mercantil – 11/08/2008

Embora desanimada com os juros, a concorrência crescente das importações e contabilizando um déficit comercial que dobra a cada ano, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) reconhece o bom momento da indústria nacional e, frente aos resultados alcançados pelo setor em junho, ampliou a projeção de crescimento que tinha para 2008. No início do ano a entidade anunciava uma perspectiva de faturamento entre 10% e 12% maior, o que agora passa para 15% ou 16%. Isso pode elevar o faturamento anual do setor para R$ 71 bilhões (US$ 45,2 bilhões). "O Brasil sempre foi o País do futuro. Eu acho que a oportunidade é agora", disse o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto. O período encerrado em junho, na verdade, indica uma estabilização nas taxas de crescimento do setor, "mas estabilizou em um patamar alto", ressalta Aubert. O faturamento no semestre chegou a R$ 36,2 bilhões (US$ 23,1 bilhões), 25% acima do mesmo período do ano passado, variação igual à registrada no acumulado até maio. Mas, em janeiro, a taxa de crescimento era de 47%. O consumo aparente - produção mais importação menos exportações - cresceu 32%, para R$ 44,1 bilhões (US$ 28,1 bilhões). Parte desse aumento é resultado da alta nas importações. As compras externas dos bens de capital tiveram aumento de 45,9%, subindo dos US$ 6,8 bilhões do primeiro semestre de 2007 para os atuais US$ 9,9 bilhões. Já as exportações cresceram 12,9%, de uma receita de US$ 4,7 bilhões em 2007, para US$ 5,3 bilhões em 2008, no período de janeiro a junho. Convertida para real - o dólar desvalorizou 18,4% desde o início do ano -, a receita com exportações do semestre é 9% menor que em 2007. As importações, 21% maiores.