24/11/08 15h38

Accor confirma mais 10 hotéis no País para o próximo ano

DCI - 24/11/2008

Vencedora do Prêmio DCI às Empresas mais Admiradas de 2008, no segmento Hotéis & Turismo, a francesa Accor Hospitality, que administra parte das mais conhecidas bandeiras (marcas) da hotelaria mundial, prossegue com seu plano de expansão e calcula mais 10 unidades no País no ano que vem. Nos primeiros seis meses de 2008, a empresa havia aumentado em 15% sua base local de hotéis. No mesmo período, a Accor registrou volume de negócios de R$ 375 milhões (US$ 167 milhões) no Brasil - 23% a mais que em 2007."Em 2009 teremos no Brasil mais 10 novos hotéis: cinco Ibis, quatro Mercure e um Novotel", comentou Roland de Bonadona, CEO da Accor Hospitality para a América Latina, ao complementar que os empreendimentos estarão divididos entre as Regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, totalizando mais de 1, 3 mil apartamentos, e gerando emprego para mais de 600 pessoas. Em meio à turbulência econômica mundial, apesar de mantidas as metas de investimento, o setor turístico começa a observar com a atenção como se vêm comportando as taxas de ocupação, um dos importantes indicadores do comportamento do segmento. Na Accor, que trabalhou com a meta de 64% de ocupação em 2008, as alterações, por enquanto, não foram significativas. "Ainda não fechamos os números de 2008, mas podemos dizer que observamos uma ligeira queda na ocupação de outubro, cerca de 2%, no segmento upscale [luxo]", revelou Bonadona, ao DCI. O executivo salientou que no midscale (padrão intermediário) a queda foi ainda menos acentuada, ao passo que no segmento de hotéis econômicos, ponto forte da Accor no Brasil, a variação negativa praticamente não existiu. O cenário reforça a estratégia de avanço da hoteleira no Brasil, focada no segmento econômico, que, segundo especialistas do setor, tem sido mesmo o menos afetado pela crise financeira. No caso da Accor, é representado pelas marcas Ibis e Formule 1. Atualmente, como tem boa presença nas capitais, a corporação francesa está de olho nas cidades de porte médio.