06/02/12 19h28

Acelera SP discute Plano de Mobilidade Regional para o Grande ABC

Objetivo do plano é contribuir para uma melhor circulação viária e otimização dos transportes públicos da região, que registra um fluxo de 5,6 milhões de pessoas por dia

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e o gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares, estiveram nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, em Santo André, para mais uma edição do Acelera São Paulo. Eles se reuniram com prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para anunciar uma série de ações e investimentos do Governo do Estado de São Paulo que vão beneficiar toda a região.

Entre outros assuntos, foi discutida a importância do Plano de Mobilidade Regional – estudo cujo convênio, no valor de R$ 1 milhão, foi assinado em 28 de dezembro, sendo R$ 800 mil provenientes do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e R$ 200 mil contrapartida do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Segundo o secretário Paulo Alexandre Barbosa, o objetivo do plano é contribuir para uma melhor circulação viária e a otimização dos transportes públicos, além da inclusão social e a acessibilidade. "O projeto vai trabalhar com um cenário para os próximos 15 anos. A região do grande ABC é responsável por 15% do total de viagens diárias realizadas em toda a metrópole, o que representa um fluxo de 5,6 milhões por dia", acrescenta.

Por meio do estudo, será realizado um diagnóstico e indicação de ações de mobilidade urbana para os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, além das conexões com as cidades vizinhas. Entre as metas estão: a integração do sistema de transporte público da região; o incentivo do uso de ciclovias para transporte de pequenos trajetos; a qualificação da infraestrutura do transporte não motorizado; a melhora da circulação viária; o gerenciamento de rotas de tráfego de carga e a implementação de campanhas sobre a mobilidade. “Melhorar a mobilidade urbana do ABC vai contribuir consideravelmente para aumentar a competitividade da região, tornando-a ainda mais atraente para os investidores”, ressaltou Soares.

O secretário anunciou também 2.450 vagas dos cursos do programa Via Rápida Emprego, previstas para o primeiro semestre de 2012, em municípios da região do Grande ABC. Lançado pelo governador Geraldo Alckmin em julho de 2011, o programa oferece cursos básicos de qualificação profissional com o intuito de capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de emprego.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo da ocupação.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a secretaria e os setores produtivos regionais.