03/02/12 19h12

Acelera SP: R$ 2,7 mi em investimentos para região de Presidente Prudente

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia reuniu-se com prefeitos, empresários e representantes de 32 cidades da região; gerente geral de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP participou do evento

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, durante a 10ª edição do Acelera SP, em Pirapozinho, uma série de ações do Governo do Estado para a região.

Entre as medidas está a assinatura de um protocolo de intenções com a Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) para elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e Local dos Municípios do Pontal de Paranapanema. Os estudos totalizam R$ 380 mil, sendo R$ 304 mil provenientes do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Regional e R$ 76 a contrapartida do consórcio.

Também está prevista a elaboração de um estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para a implantação de um Centro de Fortalecimento da Competitividade e Inovação. Esse centro pode se tornar um embrião para o futuro Parque Tecnológico a ser instalado na região.

“A união dos municípios para o desenvolvimento de um plano de desenvolvimento é fundamental para tornar a região mais atraente aos investidores”, ressaltou o gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares, que também participou do evento.

O pacote de investimentos contemplou ainda a implantação duas novas unidades do Espaço Empresarial – nos municípios de Narandiba e Presidente Prudente – com a liberação de R$ 70 mil para cada prefeitura, além da adesão de oito municípios ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). A adesão permite ao município disponibilizar a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Também foi anunciada a criação do curso de Gestão Ambiental na Fatec de Presidente Prudente, a partir do segundo semestre de 2012, além de uma sala descentralizada para ensino técnico do Centro Paula Souza em Presidente Epitácio.

Foi confirmada a disponibilização de R$ 2,14 mi em recursos do Via Rápida Emprego para criação de 1020 vagas previstas para 2012 nos municípios de Alfredo Marcondes, Anhumas, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Rosana, Santo Anastácio, Santo Expedito, Tarabai e Teodoro Sampaio. São cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias.

Os encontros do Acelera São Paulo pretendem percorrer todo o Estado, dividido em 14 regiões com afinidades econômicas, para fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a secretaria e os setores produtivos regionais. “O Acelera São Paulo representa o esforço do Governo do Estado para aproximar e estreitar as relações com os municípios, apresentando aos prefeitos as ações que irão contribuir com o crescimento das diversas regiões do Estado”, explicou o secretário.

Nesta edição, foram contemplados 32 municípios: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Caiuá, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Iepê, Indiana, João Ramalho, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba, Tarabai e Teodoro Sampaio.