03/11/20 14h25

Ações para implantação do trem turístico estão aceleradas na Estância Hidromineral

O Município

Os trabalhos para a implantação do trem turístico na região seguem a todo vapor. Atualmente um estudo de viabilidade técnica já está sendo providenciado para o trecho que será beneficiado com este investimento. Esta medida acontece após a oficialização da tratativa de cooperação para a implantação do empreendimento, firmada entre as Prefeituras de Águas da Prata e Poços de Caldas, juntamente com a empresa VLI Logística – que opera no trecho – e o Governo Estadual em agosto.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Águas da Prata, Luciana Cristina Sargaço Alves, este estudo é um levantamento de toda a estrutura atual oferecida pela linha férrea. A partir daí, será apontado os quesitos necessários para que o trem seja implantado, como o tipo de máquina, a capacidade de carga, entre outros dados. “Estamos providenciando agora o estudo de viabilidade técnica. Este é o primeiro grande passo. Iremos fazer a contratação de um ente que tem a notória especialidade na instituição de trens pelo País, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF)”, comentou. “Este estudo fica em torno de R$ 35 mil e estão sendo levantados os recursos para a sua realização. Ele é fundamental para iniciarmos este projeto”, destacou a secretária pratense.

TRÂMITES

Luciana explica que, após este estudo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será acionada. A partir daí, deverá ser apresentado um histórico, o projeto de viabilidade técnica e oficializada a intenção de ambas as prefeituras em implantarem o trem turístico.

ESTAÇÕES

Paralelamente a todo este trabalho, a Prefeitura de Águas da Prata está trabalhando para conseguir ter a propriedade das estações da cidade, que hoje estão em posse da União. Luciana esclarece que esta medida é necessária, já que os espaços históricos precisam ser de propriedade do município para poderem receber investimentos de recursos. “Teremos que revitalizar as estações para que possam estar com as estruturas adequadas para receber o trem turístico. São espaços que precisam ser preservados, uma vez que tem grande importância histórica e cultural”.

Entusiasta, ela relata que está há três anos se dedicando a esta causa. Por meio deste trabalho, a secretária pratense tomou conhecimento de um projeto federal que pode facilitar essa transição de propriedades com interesses turísticos para os municípios. “Já acionei em Brasília. Estou em contato [com autoridades] e apresentei todo o material e histórico, pedindo auxílio para que isso tenha celeridade”.

fonte: http://www.omunicipio.jor.br/wordpress/2020/11/02/acoes-para-implantacao-do-trem-turistico-estao-aceleradas-na-estancia-hidromineral/