07/06/23 14h21

Acordo Ambiental São Paulo ganha adesão do consulado e empresas alemãs

Empresas que atuam em cidades paulistas participaram de cerimônia na sede do Governo de SP

Governo de São Paulo

Na Semana do Meio Ambiente, o Governo de São Paulo está reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o incentivo para que parceiros possam se juntar às ações estaduais em prol do meio ambiente. Nesta terça-feira (6), o governador Tarcísio de Freitas recebeu representantes do Governo da Alemanha e de empresas alemãs presentes em cidades paulistas para a assinatura de adesão ao Acordo Ambiental São Paulo.

“Estamos muito focados na recuperação das matas ciliares, na recuperação dos nossos rios, e vamos promover o maior reflorestamento da história, quase R$ 1 bilhão investidos nessa atividade. Estamos desenvolvendo produtos para captar recursos para quem quer investir no reflorestamento, na captação de carbono. O Estado de São Paulo está comprometido com a questão ambiental e com a sustentabilidade. Temos visto o esforço das nossas empresas, que estão cada vez mais sustentáveis”, ressaltou Tarcísio.

O evento também contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, dos secretários estaduais Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), além de diretores de agências e empresas da administração paulista.

A Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, e o Ministro do Trabalho da Alemanha, Hubertus Heil, participaram da cerimônia. Com a assinatura do acordo, o Consulado da Alemanha em São Paulo se tornou Observador Internacional e as empresas firmaram compromisso para a realização de ações mais sustentáveis.

O Acordo Ambiental São Paulo incentiva a adesão voluntária de empresas, associações e órgãos públicos para assumirem compromissos visando a redução de emissão de gases de efeito estufa e a recuperação do meio ambiente.

A Alemanha e o estado de São Paulo são parceiros de longa data, e a adesão ao Acordo Ambiental reforça os laços e o compromisso alemão e paulista com o desenvolvimento sustentável.

“Empresas brasileiras e alemãs têm a oportunidade de serem pioneiras na transição verde no mundo. Vamos trabalhar juntos em prol de um futuro seguro para as pessoas dos nossos países”, destacou a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha.

“Nós estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente e anunciamos o nosso Plano Estadual de Meio Ambiente, com medidas concretas em uma série de ações divididas em seis eixos, que vão muito ao encontro do que viemos fazer aqui hoje”, ressaltou a secretária Natália Resende.

As empresas alemãs que assinaram o Acordo Ambiental São Paulo são: ACE Schmersal Eletroeletrônica Ind.; BASF S.A.; Robert Bosch Limitada; Continental Brasil Indústria Automotiva Ltda; Continental Automotive do Brasil Ltda; Evonik Brasil Ltda; Grupo Voith; HTB Engenharia e Construção S.A.; Lanxess Indústria de Produtos Químicos e Plásticos Ltda; Leschaco Agente de Transportes e Comércio Internacional Ltda; Maersk Logistics & Services Brasil Ltda; Mercedes-Benz do Brasil Ltda (assinam 2 pela empresa); Mitsidi Serviços e Projetos Ltda; Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda; Siemens Energy; Siemens Brasil; Thyssenkrupp Uhde Brasil.

 

Fonte: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/acordo-ambiental-sao-paulo-ganha-adesao-do-consulado-e-empresas-alemas-2/