07/03/17 12h06

Acordo deve viabilizar conceito de cidade inteligente nos municípios paulistas

Agência CT&I

Um convênio assinado entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a Informática de Municípios Associados (IMA) e a Associação Paulista de Municípios (APM) tem como principal objetivo facilitar a implantação do conceito de cidade inteligente nos 645 municípios do estado de São Paulo. A ideia é unir esforços para levar a inovação tecnológica à região paulista, de modo a atrair investidores, melhorar o desenvolvimento sócio-cultural e os serviços prestados aos cidadãos.

“Por meio desse convênio tripartite, a Associação prestará o serviço de levar a proposta ao município; o CPqD fará o projeto e a IMA será a provedora dos serviços implementados”, explica o presidente da APM, Carlos Cruz.

O presidente da IMA, Fernando Garnero, destaca que existem várias linhas para financiamento de projetos dentro do conceito de cidades inteligentes - alguns a fundo perdido -, que poderão ser utilizadas pelos municípios.

Para o CPqD, um dos principais benefícios do convênio será a possibilidade de disponibilizar, para os inúmeros municípios paulistas, a Plataforma de Internet das Coisas (IoT) para Cidades Inteligentes, desenvolvida com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funtell).

“Esse projeto tem como resultado uma plataforma aberta, extensível e que fomenta o ecossistema de inovação aberta, por meio do empreendedorismo de base tecnológica”, afirma o vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do CPqD, José Eduardo Azarite. “Com este convênio, a Plataforma IoT para Cidades Inteligentes estará disponível para todos os municípios do estado de São Paulo, por intermédio da infraestrutura da IMA e da capilaridade e representatividade da APM”, acrescenta.