06/12/10 11h08

Acordo entre Rhodia e Daicolor foca plásticos de engenharia na AL

DCI

A Rhodia Plásticos de Engenharia América Latina e a Daicolor do Brasil acabam de fechar um acordo para produzir e comercializar poliamidas coloridas na América Latina. Os plásticos de engenharia em poliamidas, desenvolvidos em cores especiais, são utilizados principalmente na produção de peças técnicas para diversos segmentos de mercado, tais como automotivo e de transporte, elétrico e eletrônico, esportes e lazer.

Segundo o acordo, a Rhodia transferirá a sua carteira de clientes desse segmento de mercado para a Daicolor, de quem será a fornecedora exclusiva de polímero de poliamida. As duas empresas trabalharão em conjunto para atender as necessidades de poliamida colorida dos clientes na região, incluindo em uma primeira etapa o suporte técnico necessário para o desenvolvimento das atividades. "Juntas, as nossas companhias poderão agregar novos serviços e ampliar a expertise para o desenvolvimento de novas aplicações de poliamidas coloridas", afirmou o diretor da Rhodia Plásticos de Engenharia América Latina, Marcos Curti. Segundo ele, o mercado brasileiro está em forte expansão e requer mais inovações, o que a parceria entre as empresas poderá proporcionar ao mercado.

Hoje, 50% dos negócios da Rhodia Plásticos de Engenharia é feito com a indústria automotiva. "O setor está em forte expansão no Brasil e tem exigido cada vez mais inovações", explica o diretor. Ele acrescenta que "os negócios da unidade se dividem ainda em 25% no setor de eletroeletrônicos e 25% em bens de consumo, como, pro exemplo, furadeiras". O assédio chinês também já invadiu o setor de plásticos de engenharia, mas está longe de atingir seu principal negócio, que é o mercado automotivo.

A Daicolor do Brasil, do grupo japonês Dainichiseika Color & Chemicals Mfg. Co. Ltd., tem atuação global nos segmentos de pigmentos, tecnologia de corantes, tintas, polímeros, termoplásticos e produtos bioquímicos. Instalada no Brasil desde 1974, a empresa possui fábrica em Diadema (SP). A Rhodia é um grupo químico que emprega 13.600 pessoas no mundo e obteve faturamento de 4,03 bilhões de euros em 2009.