23/08/13 14h27

Acordo entre União e SP garante traçado de ferrovia no rodoanel

DCI

O Governo do Estado de São Paulo e o Ministério dos Transportes assinaram ontem acordo no valor de R$ 332,8 milhões para adequar o projeto do Rodoanel Norte ao do Ferroanel Norte, permitindo a viabilidade da construção da via férrea.

Participaram da assinatura, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin, o ministro dos Transportes, César Borges, o secretário estadual de Logística e Transportes, Saulo de Castro Abreu Filho, e o presidente da Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Laurence Casagrande Lourenço.

Essa adequação permitirá sinergia entre os dois empreendimentos, que gerará economia de R$ 1,3 bilhão para a obra federal e reduzirá o impacto social e ambiental dos dois empreendimentos.

O montante previsto será repassado pelo governo federal. O objetivo do Ferroanel é ampliar a intermodalidade entre caminhão e trem no Estado de São Paulo e segregar o tráfego de cargas do de passageiros. Hoje o transporte cargueiro utiliza os trilhos da CPTM, em horários ociosos, para transpor a RMSP, o que não poderá mais ser feito a partir de 2015, quando não haverá disponibilidade para o compartilhamento por conta da chegada dos novos trens da CPTM.

O empreendimento aumentará a competitividade da ferrovia no escoamento de cargas para o Porto de Santos, retirará caminhões que trafegam pelas estradas e reduzirá as despesas do transporte de mercadorias. Haverá pouca alteração no traçado original do rodoanel porque a faixa de domínio é larga o suficiente para receber a rodovia e a ferrovia, lado a lado.

A adequação envolve terraplanagem, drenagem, proteção de taludes e aterros apenas ao longo do eixo da rodovia, quem tem 44 km. Os serviços serão executados em uma única etapa para as duas obras. O ferroanel está previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL), do governo federal, para conceder, por licitação, a construção e exploração de ferrovias e rodovias.

Trata-se de uma ferrovia que atenderá a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) interligando as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista. O empreendimento é dividido em dois tramos, o Norte que interligará a estação Perus, em São Paulo, à estação Manoel Feio, em Itaquaquecetuba, e o Sul, que conectará a estação Perus à de Jundiaí.