25/11/11 15h10

Acordo para o ParTec sairá em dezembro

Diário Web

O governo do Estado deve assinar o convênio que reconhece oficialmente o Parque Tecnológico (ParTec) de Rio Preto no próximo mês. Essa formalidade significa o início de operação do empreendimento e permite que os R$ 7,2 milhões já anunciados pelo Estado sejam repassados para sua construção. Ontem, a coordenadora de Ciência e Tecnologia (C&T) da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Desirée Moraes Zouain, esteve em Rio Preto para conhecer o andamento do projeto e o local de instalação. “A previsão é de que um bom número de parques tecnológicos do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos entre em operação nesse ano, inclusive Rio Preto.”

Desireé se reuniu ontem com o secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Milton Assis, e com os parceiros do Parque, como representantes das universidades Fatec, Unesp e Famerp e empresas de Rio Preto. “As articulações dos setores acadêmico e empresarial apontam um futuro promissor para a cultura do empreendedorismo na cidade.” E foi essa uma das preocupações de Desirée: de que maneira esses dois grupos vão interagir no Parque e se há linhas de pesquisa sendo desenvolvidas pelas universidades para serem implementadas e transformadas em produtos pelas empresas.

Os representantes das universidades apresentaram o que está sendo estudado e quais as áreas promissoras e disseram que, embora ainda não saibam como será essa relação, que existe a vontade de aprender. Segundo Assis, além da contrapartida de R$ 1,8 milhão e dos R$ 7,2 milhões, que serão investidos nas obras de infraestrutura que englobam a construção da sede e de um centro empresarial, que terá incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios e auditório, a Secretaria pretende reservar cerca de R$ 4 milhões do orçamento 2012 para os gastos iniciais, inclusive para custear o grupo gestor. O modelo de gestão ainda não foi definido.

Já as empresas interessadas em se instalar no local terão três possibilidades: comprar uma das 308 áreas disponíveis, desde que o projeto esteja em acordo com as diretrizes do ParTec, por meio de edital para os centros empresariais ou para o centro incubador de empresas. Para a coordenadora, a instalação do Parque Tecnológico cria um lugar de excelência que atrai empresas de base tecnológica e, consequentemente, profissionais com alto nível de qualificação. “Outras empresas de tecnologia de ponta se interessam e carregam outras, além de poder melhor as já instaladas”, disse.

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, no último dia 22, a proposta de Lei Complementar (PLC 19/2011), do Executivo, que cria o ParTec, instituindo seu Conselho e dispõe sobre medidas de incentivo à inovação tecnológica. A proposta segue para sanção do prefeito Valdomiro Lopes. A área do parque tecnológico é de 668, 3 mil metros quadrados. Pela lei, os componentes do Parque são distrito tecnológico, centro incubador de empresas, laboratórios, núcleo administrativo, Fatec, Unesp; Famerp, Estação Experimental de Rio Preto, Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios (Apta), Instituto de Pesca, Instituto de Zootecnia; distritos industriais, mini-distritos e arranjos produtivos locais, Centro Integrado de Ciência e Cultura, Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), Instituto Florestal e Centro de Eventos, Negócios e Exposição (Cenex). O conselho do Parque será formado por 17 membros dos segmentos envolvidos. Depois de sua criação, o grupo terá 60 dias para elaborar o regimento interno, que deverá ser aprovado por decreto do poder executivo.