29/05/13 16h55

Administração trabalha para atrair novas empresas para Itatiba

Jornal de Itatiba

Atualmente, a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, possui 57 projetos em carteira, ou seja, companhias que pretendem se instalar no Estado. O potencial de geração de empregos chega a 16.068, com investimentos no valor de R$ 7,4 bilhões. Com isso, a administração municipal trabalha para atrair novas empresas para Itatiba. De acordo com o prefeito João Fattori, a Administração mantém contato com o escritório do Investe São Paulo e todas as solicitações de informações de áreas e políticas municipais de incentivo são passadas quando solicitadas. “Um exemplo do nosso bom relacionamento com o Investe São Paulo foi a chegada da Borg Warner em Itatiba, cujo todo processo de instalação foi acompanhado pela Agência Paulista”, disse.

ATENDIMENTO
Todas as empresas ou interlocutores que procuram Itatiba, segundo A nova unidade fabril da Cummins Brasil está sendo construída às margens da Rodovia Dom Pedro I, km 97,5 Fattori, recebem atendimento personalizado, com apresentação detalhada do perfil do município, com informações sobre estrutura, investimentos em capacitação de mão-de-obra local, parcerias – levando em conta que Itatiba possui o Centro de Capacitação Solidária e também unidades do Senai e ETEC. Além disso, o prefeito ressaltou que seu governo conseguiu uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e está trabalhando para instalar, iniciar e, futuramente, ampliar os cursos da primeira faculdade pública de Itatiba. “Com isso, mais uma vez conseguiremos atrair investimentos para a cidade e toda a sociedade ganha”, afirmou.

BENEFÍCIOS
Além da apresentação do município, que enfatiza também as qualidades logísticas, é apresentado o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município (Progride), para mostrar todos os benefícios previstos por lei que a empresa tem ao se instalar em Itatiba. “Nós colocamos a estrutura da Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, à disposição dos interessados para auxiliá-los em todas as etapas de estudos e instalação das empresas”, comentou Fattori. O prefeito disse que atualmente Itatiba é a terceira cidade que mais se desenvolve no País e, com o início do funcionamento da Borg Warner e de outras empresas atraídas pelo Progride e pelas características positivas da cidade, está cada vez mais próxima a superação desta marca. “Tenho certeza de que nos próximos anos os itatibenses sentirão os efeitos benéficos desse trabalho”, afirmou. “O trabalho da nossa Administração na atração de novas empresas para Itatiba não se limita a gerar empregos e movimentar a economia, mas contribuir com o desenvolvimento da cidade como um todo. É com esse olhar que nos apresentamos aos investidores, oferecemos a eles não só a oportunidade de instalarem seus negócios aqui, mas de juntos trabalharmos para o desenvolvimento de uma Itatiba com ainda mais qualidade de vida”, acrescentou Fattori.

CUMMINS BRASIL
Segundo informações da Investe São Paulo, a região de Campinas recebeu, em 2012, um total de seis investimentos anunciados por empresas atendidas pela agência. Destas, quatro projetos são do setor de máquinas e equipamentos. Um deles é o da Cummins Brasil, que está construindo uma fábrica de geradores e um Centro de Distribuição em Itatiba, às margens da Rodovia Dom Pedro I, km 97,5.“A instalação da Cummins em nosso município é fato, o processo de aprovação de projetos está em andamento. Restam somente algumas adequações necessárias, por razão das características específicas da empresa”, ressaltou o prefeito. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Cummins, em um terreno de 436 mil m2 e área construída de aproximadamente 50 mil m2, a nova planta industrial da Cummins Brasil em Itatiba demandará investimentos superiores a US$ 90 milhões, entre aquisiçãodo terreno e construção da fábrica.
Até março de 2014, quando a fábrica deverá iniciar sua operação, outros investimentos serão realizados, por parte de cada uma das unidades de negócios em maquinários, linhas de produção e em equipamentos de logística.

LOCAIS DISPONÍVEIS
Fattori ressaltou que Itatiba dispõe de ótimas áreas disponíveis nos eixos Dom Pedro I e Rodovia das Estâncias, que oferecem às empresas uma excelente logística de transporte, que é importante para o sucesso de um empreendimento. Assim como também a possibilidade de associações “built to suit”, nas quais um investidor constrói exatamente o que a empresa precisa e ela loca, sem a necessidade de um grande investimento inicial.