21/08/15 14h00

Aeronave brasileira com alto nível tecnológico já tem primeiro modelo concluído

Agência Gestão CT&I

O KC-390 é uma aeronave de transporte militar, preparada para realizar operação de evacuação, busca, resgate, combate a incêndio florestal, além de ser usado também para reabastecimento de helicópteros e caças de alto desempenho. De acordo com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), responsável pelo projeto, o primeiro modelo da aeronave já está pronto, cuja certificação será feita no primeiro semestre de 2017.

Em visita as instalações da Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP), o ministro da Defesa, Jaques Wagner, elogiou o alto nível tecnológico e de nacionalização dos sistemas embarcados na aeronave. "Conhecer de perto o KC-390 foi importante para comprovar seu uso flexível para realizar multimissões, estabelecendo novos padrões de capacidade e desempenho, o que eleva a eficiência de suas missões", ressaltou.

O modelo acomoda cargas de grandes dimensões com peso de até 23 toneladas em seu interior, como helicópteros, veículos e tropas. Também é equipado com sistema de autodefesa com proteção balística de áreas críticas, com capacidade de operação em pistas semipreparadas.

Segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Jackson Schneider, no atual momento, vários potenciais clientes estrangeiros já se candidataram para a compra, somando mais de dez pedidos. "É uma aeronave necessária ao mercado com sucesso garantido", disse Schneider.

"O que surpreende toda vez que se visita a Embraer é o nível de tecnologia agregado aos diversos projetos. Além da alta qualificação dos recursos humanos da empresa, com mestres e doutores trabalhando nos projetos, a empresa emprega máquinas e equipamentos de última geração", afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato.

Além do KC-390, as aeronaves F-5 e AMX da Força Aérea Brasileira (FAB), e o modelo AF-1 da Marinha do Brasil, passam por processo de modernização. Já os aviões A-29, os Super Tucanos, fabricados para exportação, tiveram 234 de seus exemplares vendidos para diversos países, de acordo com a Embraer.