28/08/12 15h06

Aeroporto de Franca pode ser privatizado pelo governo

Diário da Franca

Terminal da cidade foi inserido no pacote estadual que será oferecido através de parcerias público-privadas

Uma boa notícia para os moradores de Franca e região que precisam se deslocar a Ribeirão Preto em busca de voos comerciais. O governo de São Paulo planeja conceder à iniciativa privada aeroportos do Estado até 2014 – ano da Copa do Mundo – e incluiu no pacote o aeroporto de Franca. Se isso ocorrer, a chance de a cidade voltar a ter linhas aéreas é grande.
Além do aeroporto de Franca, constam ainda no pacote outros quatro terminais da macrorregião, localizados em Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara e Barretos. As concessões devem ocorrer por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e, segundo a Secretaria de Estado de Logística e Transportes, estudos definirão se o processo será caso a caso ou por grupos de aeroportos.
O plano é uma tentativa de alavancar investimentos nos 31 terminais geridos pelo Departamento Aeroviário do Estado de SP (Daesp). Em abril, o superintendente do órgão, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, afirmou que a ideia era dividir os aeroportos em cinco lotes para torná-los mais atraentes para possíveis investidores.
Os 31 aeroportos do Daesp tiveram receita de R$ 16,2 milhões e prejuízo de R$ 17,8 milhões no ano passado. O resultado negativo deve ser bancado pelo Estado. A Secretaria de Transportes informou que não estão definidos quais terminais serão priorizados e que isso deve ser apontado quando os estudos forem concluídos.
A pasta já avalia, no entanto, que o “Leite Lopes”, em Ribeirão Preto, é um dos mais viáveis do Estado para concessão e dá como certa a parceria com investidores. "Trata-se do aeroporto de maior movimento do Daesp e o quarto do Estado. Esse fato gerará interesse, com certeza, da iniciativa privada", informou a secretaria em nota.
Em 2011, 2,57 milhões de passageiros circularam nos 31 terminais estaduais. Ribeirão foi responsável por 1,14 milhão desses embarques e desembarques – 56,69% do total. Vale destacar que, sem voos comerciais, Franca exporta seus passageiros para aquele terminal.
Já no transporte de cargas, Ribeirão fica em segundo com 889,8 toneladas movimentadas no ano passado, perdendo para Bauru/Arealva, que movimentou 1,24 mil toneladas das 5,02 mil do Estado.

Obras
O Aeroporto “Tenente Lund Presotto”, de Franca, está passando por obras de melhorias. A primeira etapa dos serviços começou no mês de maio e somando com a segunda fase consumirá R$ 7,7 milhões em investimentos. A previsão é que toda a reforma esteja pronta até maio do ano que vem.
O terminal de passageiros será ampliado e a pista terá o asfalto melhorado. Constam ainda no cronograma um novo estacionamento de veículos e a construção da área de giro na cabeceira (turn around). Com essas medidas, o objetivo é aumentar a demanda do aeroporto e atrair a implantação de voos comerciais a partir do ano que vem. Franca está há quatro anos sem voos comerciais. Equipes de serviços da construtora Val Rocha, vencedora da primeira licitação, têm atuado no aeroporto. A empresa é responsável por parte dos serviços que estão sendo realizados.