16/07/15 14h32

Aeroporto de Itanhaém terá oficinas para aeronaves

Serão necessárias modificações no hangar para as operações que devem começar em fevereiro de 2016. O anúncio foi feito em reunião com o prefeito Marco Aurélio Gomes e representantes da empresa

Diario do Litoral

A empresa de táxi aéreo Líder instalará um novo polo de manutenção de aeronaves no Aeroporto Estadual Dr. Antonio Ribeiro Nogueira Júnior, em Itanhaém. O anúncio foi feito na última terça-feira, em reunião com o prefeito Marco Aurélio Gomes e representantes da empresa.

A companhia possui, no aeroporto, um hangar de 5 mil m², inaugurado em junho de 2014, para dar suporte nas plataformas marítimas de exploração de gás e petróleo da Petrobras. Agora, a empresa vai expandir sua infraestrutura para atender as operações de apoio.

“A empresa já precisava de outro local e então resolveu aproveitar a instalação que há em Itanhaém para poder trazer as oficinas para a Cidade”, afirmou a diretora-geral de Manutenção, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves da Líder, Maria Lúcia Magalhães Marques Renault.

O prefeito Marco Aurélio Gomes destacou que os investimentos no Aeroporto de Itanhaém vão estimular o desenvolvimento socioeconômico da Cidade. “Ao incentivar a atividade de aviação regional, proporcionamos condições para que o setor de serviços se desenvolva cada vez mais, gerando novos postos de trabalho. A iniciativa vai incrementar a arrecadação do Município e estimular o surgimento de novos negócios”.

Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eliseu Braga Chagas; o diretor do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), José Antonio da Fonseca; o presidente do Aeroclube de Itanhaém, Enrique Salgado Alvarez; a diretora de Manutenção de Aeronaves, Silvia Cioletti da Costa, e o representante da Líder, Heron Hollerbach Nobre.

Investimentos

O Aeroporto de Itanhaém foi incluído no Plano de Aviação Regional do Governo Federal, juntamente com outros cinco aeroportos paulistas (Bragança Paulista, Campinas, Araras, Ubatuba e Jundiaí). Todos receberão obras do Governo Federal e o Estado de São Paulo, responsável pela administração desses locais, que irá repassar a gestão deles para a iniciativa privada, proporcionando condições de expansão da atividade de aviação regional. O pacote de investimentos federais está orçado em R$ 198 bilhões para todo o País, sendo que 78 milhões são divididos entre os aeroportos regionais delegados, que é o caso de Itanhaém.

Em novembro do ano passado, o Daesp anunciou investimentos de R$ 40 milhões em obras de expansão e melhorias no aeródromo itanhaense. O pacote inclui a ampliação da pista principal para 1.550 metros e expansão das áreas de estacionamento de veículos e de aeronaves, além de sistema de telecomunicação aeroportuária.

Em 2015, no período de janeiro a abril, o Aeroporto Estadual de Itanhaém registrou o movimento de 6.046 pousos e decolagens, além de 4.905 passageiros, conforme dados estatísticos do Daesp.