19/07/12 15h50

Aeroporto de Marília registra fluxo 291% maior no semestre

Diário de Marília

Até junho foram registrados 46.943 embarques e desembarques contra 12.004 no mesmo período do ano passado

Levantamento mensal divulgado ontem (18) pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) aponta que o fluxo de passageiros no aeroporto estadual “Frank Miloye Milenkowichi” de Marília aumentou 291% no primeiro semestre do ano.

Nos seis primeiros meses de 2012 foram registrados 46.943 embarques e desembarques contra 12.004 no mesmo período do ano passado. Em junho passaram pelo local 6.833 passageiros, um crescimento de 228% no comparativo com o mesmo mês de 2011, quando o número registrado foi de 2.081 embarques e desembarques.

Apesar do crescimento de junho, o sexto mês de 2012 teve o pior resultado do primeiro semestre. No comparativo com o mês anterior houve uma queda de 14%, pois em maio passaram pelo aeroporto 7.946 passageiros.

Nos números do semestre o melhor resultado encontrado foi em março, quando teve registro de 9.181 embarques e desembarques. No quarto mês do ano passaram pelo aeroporto 7.203 usuários. Já em fevereiro foram efetuados 7.861 embarques e desembarques e em janeiro 7.919.

O número de voos também aumentou. No semestre, 5.278 aeronaves passaram pela cidade. No mesmo período do ano passado o aeroporto de Marília registrou 5.242 pousos e decolagens.

Um dos motivos que possibilitaram a elevação do fluxo de usuários dos serviços aeroviários na cidade foi a entrada das companhias Azul e Trip no meio do ano passado. Com variedade de destinos e tarifas mais acessíveis, conseguiram atrair passageiros.

Os engenheiros Haroldo Rodrigues, 35, e Vitor Lavini, 35, utilizam da rota São Paulo-Marília com frequência e estão mais satisfeitos com os serviços oferecidos.

“Antes não tinha horário de voo e ainda era muito caro, agora temos mais oportunidades e facilidade”, explica Rodrigues.

Para Lavini, em muitos casos o uso de avião compensa mais do que viajar de carro ou outros meios de transporte. “O tempo é mais curto, agora ficou mais fácil ir para São Paulo”, avalia.

Apesar do aumento, a cidade ainda possui movimento inferior a outros aeroportos de municípios da região com o mesmo porte de Marília. No primeiro semestre em Araçatuba 80.923 pessoas passaram pelo aeroporto. Já em Presidente Prudente 141.910 usuários embarcaram e desembarcaram no referido terminal.