05/09/23 14h13

Aeroporto de São Carlos retoma autorização definitiva para operações internacionais

Nova autorização vai até 2052 e abre espaço para novas explorações da infraestrutura aeroviária da cidade

A Cidade ON São Carlos

O Aeroporto de São Carlos retomou autorização definitiva para operações internacionais. A internacionalização foi publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de hoje (4).

O “Mário Pereira Lopes” deteve autorização definitiva entre 2017 e 2022, mas pediu a suspensão para adequação a novas normas aeroviárias e retomou a outorga provisória neste ano.

A Rede Voa, concessionária que administra o aeroporto, investiu R$ 1,2 milhão na recuperação das áreas alfandegárias, revitalização do terminal de passageiros e implantação do Papi, sistema de auxílio visual à navegação aérea, além de implantação e aprovação de estação de telecomunicações (EPTA).

Agora, o Aeroporto Internacional de São Carlos detém autorização para operar, em caráter eventual, voos e decolagens internacionais até 2052.
Agora temos a tranquilidade de operar no aeroporto, manter suas atividades normais e pensar em expansão de negócios para os próximos anos –Marcel Moure, presidente da Rede Voa

O Aeroporto Internacional de São Carlos (SDSC, na sigla da ICAO – Organização da Aviação Civil Internacional) já estava alfandegado, de forma provisória, mas agora tem certificação definitiva, o que abre a possibilidade de novas explorações comerciais na cidade.

Segundo a Receita Federal, a abertura internacional do tráfego aéreo se dará “em caráter eventual, a pedido e dependerá de prévio agendamento”. As fiscalizações são realizadas de forma conjunta pela Receita, Polícia Federal, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As operações internacionais em São Carlos estão restritas a serviços aéreos privados “destinados à entrada ou saída de aeronaves procedentes do exterior ou a ele destinadas, para serem submetidas à prestação de serviços de manutenção e reparo no Centro de Manutenção de Aeronaves denominado Latam MRO”, consta no Diário Oficial.

O Aeroporto de São Carlos tem grande movimentação de aeronaves com destino ao Centro de Manutenção da Latam. No trimestre encerrado em agosto foram 225 pousos e 226 decolagens, com 55 movimentações internacionais, segundo a Rede Voa. No trimestre anterior, foram 160 pousos, 177 decolagens e 32 internacionais. O local emprega em torno de 1.800 pessoas, que atendem à frota de todo a América do Sul da companhia.

Em entrevista ao acidade on, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Panone, comemorou a reconquista da certificação definitiva e afirmou que agora os esforços do município são no sentido de ampliar as atividades alfandegárias.

Discutimos esse projeto que temos para que possamos ter o aeroporto totalmente alfandegado também para o escoamento da produção dos produtos que das indústrias de São Carlos e região

Entre janeiro e julho, São Carlos negociou US$ 553 milhões em mercadorias e insumos com o mercado externo. A cifra equivale a R$ 2,7 bilhões.

Apesar de os motores de veículos, lápis e eletrodomésticos serem as grandes estrelas da pauta exportadora, São Carlos tem outros itens de menor volume e maior valor agregado que podem ser exportados pelo modal aéreo. Entre os itens estão aparelhos médicos, odontológicos e drones.

Fonte: https://www.acidadeon.com/saocarlos/economia/aeroporto-de-sao-carlos-retoma-autorizacao-definitiva-para-operacoes-internacionais/