20/05/15 14h04

Aeroporto terá R$ 75 mi do BNDES

JHSF assina contrato com banco de fomento para projeto em implantação no município paulista de São Roque

Brasil Econômico

A JHSF Participações - empresas do ramo imobiliário com negócios nas áreas de incorporação, shoppings, hotéis e restaurantes - assinou anteontem contrato para empréstimo - ponte no valor de R$75 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras de implantação de São Paulo Catarina Aeroporto Executivo, em São Roque (SP). Ao todo, o projeto poderá receber até R$ 390 milhões em recursos do banco de fomento - o empréstimo- ponte "será quitado quando da liberação do valor do financiamento de longo prazo", informou a companhia em comunicado ao mercado.

Iniciada em setembro do ano passado, a construção do aeroporto havia consumido, até o fim de março, R$75,8 milhões em investimentos, de acordo com o relatório de resultados financeiros do primeiro trimestre de 2015. Numa primeira fase do projeto, a JHSF entregou em outubro de 2014, o Catarina Fashion Outlet, shopping center com 90 lojas já abertas. Para a segunda etapa, está prevista a entrada em operação do aeroporto propriamente dito, no primeiro trimestre do próximo ano. O projeto prevê ainda a construção de edifícios corporativos em 2017.

O investimento da JHSF em infraestrutura aeroportuária é parte de um esforço, iniciado há dois anos, de diversificação do portfólio de ativos, com o aumento da participação de negócios do chamado segmento de "rendas recorrentes" - receitas de aluguéis de shoppings e escritórios, além do faturamento de restaurantes e hotéis com a marca Fasano.

No ano passado, as atividades de incorporação imobiliária responderam por 40% do Ebitda (lucro antes de juros impostos, depreciação e amortização) ajustado JHSF, enquanto o negócio de shopping center teve uma participação de 55%. Os 5% restantes ficaram com o segmento de hotéis e restaurantes - em junho de 2014, a JSHF adquiriu os direitos sobre a bandeira hoteleira Fasano e uma fatia nos restaurantes do grupo.

Já no primeiro trimestre de 2015, a participação dos shoppings subiu dez pontos percentuais, para 65% do Ebitda ajustado. No sentido inverso, a fatia do negócio de incorporação imobiliária encolheu para 30%. No total, a carteira da JHSF abrange quatro hotéis e 13 restaurantes de luxo, segundo dados disponíveis numa apresentação para investidores datada de 14 de maio. Ainda para 2015, está prevista a abertura de dois novos restaurantes, no Rio e em São Paulo. No seguimento hoteleiro os planos de expansão para a bandeira Fasano incluem a abertura de unidades em Nova York, Belo Horizonte, Salvador, Trancoso (BA) e Angra dos Reis (RJ). Procurada, a JHSF não quis comentar a assinatura de contrato com o BNDES.