19/03/10 10h52

Affero compra a Menes e planeja mais quatro aquisições

Valor Econômico

Com menos de quatro meses de existência, a empresa carioca Affero, segundo seus dirigentes, a maior do Brasil na área de gestão de capital humano e de educação online à distância (e-learning), já foi às compras. Ela acaba de adquirir o controle da paulista Menes Learninsight, primeira das cinco aquisições que projeta fazer ao longo deste ano com o objetivo de consolidar sua posição e ganhar musculatura para competir no mercado global. Segundo Fabio Barcellos, presidente da Affero, caso todas as aquisições se confirmem, o faturamento de R$ 35 milhões (US$ 19,4 milhões) projetado para este ano será revisto para cima. A aquisição só será anunciada na próxima terça-feira, em São Paulo, na abertura do Congresso de Educação Corporativa do IQPC (International Quality and Productivity Center).

"Estávamos mirando uma empresa para aumentar nossa base de clientes em São Paulo e nosso reconhecimento no mercado em geral", disse Barcellos, acrescentando que a Menes tinha o perfil correspondente aos dois objetivos. Os termos do negócio não foram informados. O presidente da Affero disse apenas que a Menes vai contribuir com R$ 7 milhões (US$ 3,9 milhões) para o faturamento da sua nova controladora. Parte do negócio foi paga em dinheiro e outra parte com ações. Marta Enes, que presidia a Menes, passa a ser sócia da Affero e sua diretora de Tecnologia Educacional, assunto no qual é mestre pela Bloomsburg University (EUA).

A Affero nasceu no começo de dezembro do ano passado da associação de três pequenas de jovens empresas cariocas, a EduWeb, a QuickMind e a Milestone. A união, encabeçada por três sócios-diretores - Barcellos (presidente) Daniel Orlean (diretor de Marketing) e Alex Lucena (diretor de expansão Internacional) -, resultou em uma empresa com faturamento de R$ 20 milhões (US$ 10,2 milhões) em 2009. O aumento no faturamento este ano já prevê o fechamento de pelo menos mais duas aquisições além da compra da Menes. A incorporação da empresa de São Paulo representou também ampliação da força de trabalho de aproximadamente 160 para 220 pessoas.

Além dos escritórios do Rio e de São Paulo, a Affero tem uma pequena base em Miami, de onde três pessoas servem de ponta-de-lança remota para a oferta de serviços na América do Norte. A Affero está presente, por meio de parcerias, em 25 países das Américas, Europa e África. De acordo com Barcellos, a abertura do capital da empresa está no seu planejamento estratégico, mais ainda não existe previsão sobre quando ela ocorrerá.

A expansão internacional prescinde da montagem de grandes estruturas fora do Brasil, explica Barcellos, porque as tecnologias desenvolvidas pela empresa para educação formal e informal à distância dispensam até a instalação de softwares na rede de computadores do cliente. "É o futuro dos serviços por não precisar de suporte local", prevê. Os programas da Affero são oferecidos em português, inglês e espanhol, mas Barcellos afirma que a tecnologia permite a rápida inclusão de outra língua, desde que haja escala suficiente.

Outro mercado que o presidente da Affero considera dos mais promissores na área de gestão de recursos humanos e educação corporativa é o chamado "aprendizado informal", um modelo colaborativo segundo o qual o conhecimento de cada membro de uma corporação é transmitido aos demais. Na próxima semana, no evento do IQPC, Daniel Orlean, Marta Enes e uma executiva da Vale (Ana Claudia Freire) irão apresentar a experiência de treinamento formal e informal na mineradora. Segundo Orlean, a educação colaborativa não colide com a lógica do crescimento individual dentro da empresa. "A recompensa individual vem com o cumprimento das metas conjuntas". Para o empresário, o modelo estimula o que chama de "ambiente de competição", ou seja, a cooperação interna para competir com as outras empresas.