25/05/15 13h58

Afif anuncia medidas para auxiliar MPEs a investir no mercado internacional

Agência Gestão CT&I

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) pretende firmar acordos bilaterais com países da América Latina para incentivar micro e pequenas empresas (MPEs) a investir no mercado internacional. A medida foi anunciada pelo ministro da pasta, Guilherme Afif Domingos, durante o encontro Santander Negócios e Empresas, em São Paulo (SP), que reuniu autoridades do setor e aproximadamente 500 empresários.

“Vamos começar com acordos com um ou dois países para que as micro e pequenas empresas brasileiras tenham acesso a um livre mercado onde elas possam comprar e vender para todo o Mercosul", destacou Domingos, ao ressaltar que a SMPE criará uma plataforma e-commerce para que os empreendedores possam comercializar produtos pela Internet. “Com a plataforma, o empresário vai ter que se preocupar apenas em vender”, completou.

Outra iniciativa apresentada foi o projeto ‘Crescer sem Medo’, que tem como objetivo criar melhorias na tributação para garantir que a empresa não tenha medo de crescer e mudar de faixas no Simples Nacional. "Vamos criar uma rampa tributária progressiva para que as MPEs paguem o valor da diferença que ultrapassar o limite da faixa, como é aplicado no Imposto de Renda de Pessoa Física", informou Afif.

Por fim, o ministro lembrou da dificuldade das micro e pequenas empresas em conseguir crédito. "O Brasil tem um dos melhores índices de empreendedorismo, de pessoas que sonham com o próprio negócio. Temos que incentivar essas pessoas que querem realizar seuws sonhos. E o acesso ao crédito é um passo importante para isso”, concluiu.