09/02/10 10h27

África é o novo oásis do atacado e de franquias

DCI

Redes de franquias e de atacado apostam na expansão no exterior e encontram oportunidades na África, principalmente em países como Angola, que está em reconstrução e começa a formar uma nova classe média. A Copa do Mundo na África do Sul, este ano, também ajuda a chamar a atenção para o continente. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), hoje, 27 marcas brasileiras estão operando na África, em sete países e com 38 unidades, sendo que a previsão é que este número dobre em cerca de três anos.

Marcas como Bob's, Chilli Beans, Via Uno, O Boticário e Livraria Nobel já iniciam operações no continente, ou pretendem investir neste mercado. Na outra ponta, a rede Tenda Atacado abriu uma unidade em Angola no fim do ano passado e tem intenção de abrir mais 10 lojas no local. A rede Chilli Beans, por exemplo, especializada em óculos e acessórios, com mais de 200 pontos-de-venda, já tem unidades em Portugal, Estados Unidos e Panamá e estuda outros países. Mario Ponci Neto, diretor de Expansão da rede, afirma que está com viagem marcada para Angola em março, onde deve obter informações sobre o mercado. Outra rede que tem obtido sucesso no continente africano é o Bob's, da Brazil Fast Food Corporation (BFFC), que opera também Pizza Hut, KFC e Doggis e já tem três lojas em Angola - com planos de abrir uma quarta em breve. O Bob's também tem franquias no Chile e analisa outros países da América Latina. Ricardo Bomeny, presidente da ABF e CEO (principal diretor executivo) da holding, afirmou que prevê mais lojas.

De acordo com o gerente de Relacionamento da ABF, Rogério Feijó, é mais fácil entrar em mercados que estão em construção e em que há pouca penetração de marcas locais. No Brasil, por exemplo, 88% das redes de franquias existentes são brasileiras, mas em outros países em desenvolvimento é o inverso. Dentre os mercados que podem ser considerados os mais importantes da África, estão Angola (com 17 marcas brasileiras), África do Sul (3 marcas) e Egito (2 marcas), mas os brasileiros começam a ir também para outros países: Moçambique, Nigéria e ilhas como Cabo Verde.

O contato com outros países está ampliando e a entidade possui um acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para fomentar os negócios e ida de empresários em missões. As últimas foram na Turquia e no Egito. Este último tem se mostrado interessado em conversar com redes brasileiras. Em junho, uma delegação egípcia deve vir ao Brasil para assinar um acordo de cooperação com a ABF, Apex e Sebrae, que incluirá a troca de informações entre os países.