20/02/14 16h33

Agco inaugura Centro de Treinamento para a América do Sul em Campinas

Com investimento de R$ 8 milhões, projeto conta com apoio do governo Paulista e visa multiplicar conhecimento

Investe SP

A AGCO – fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas – responsável pelas marcas Challenger, Fendt, GSI, Massey Ferguson e Valtra, inaugurou nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, seu mais novo Centro de Treinamento AGCO Academy, localizado na cidade de Campinas (SP). O espaço será uma plataforma de difusão de conhecimento e capacitação técnica e operacional às redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra nos países da América do Sul e Central.

O projeto está recebendo apoio da Investe SP, que está assessorando a empresa no contato com órgãos públicos e privados. “É de equipamentos bem manuseados e bem operados que o Brasil precisa. E nós nos comprometemos a ajuda-los a construir todas as parcerias necessárias para que esse projeto, que já deu certo, continue um sucesso”, disse o diretor da agência, Sérgio Costa, que foi um dos participantes do evento.

O complexo construído em uma área de mais de 3 mil m², recebeu investimentos de R$ 8 milhões para abrigar uma infraestrutura extremamente moderna em equipamentos e tecnologia industrial, tudo para permitir aos alunos a possibilidade de ter contato com as mais recentes novidades tecnológicas presentes nas linhas de tratores, colheitadeiras, pulverizadores e implementos.

“O aprimoramento das equipes, que atuam nas redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra, é um ponto estratégico para avançarmos na prestação de serviços que oferecemos aos nossos clientes. A agricultura avança muito rapidamente para a mecanização e o alto nível das tecnologias embarcadas atualmente nas principais linhas de máquinas e implementos requer dos profissionais cada vez mais preparo e capacitação técnica”, destacou André Carioba, vice-presidente sênior e gerente geral da AGCO na América do Sul.    “O interesse maior da AGCO é sempre buscar a qualificação de sua mão de obra a fim de prestar sempre o melhor serviço, além de desenvolver pessoas para que desta forma possamos contribuir com o desenvolvimento do agronegócio a ainda promover realização pessoal para milhares de profissionais que trabalham com nossas marcas em vários países do mundo”, declara. 

Segundo Alexandre Landgraf, gerente da AGCO Academy, o novo espaço foi pensado para ser referência na multiplicação de conhecimento sobre as melhores práticas e condutas na utilização das marcas, sendo o foco principal, neste momento, o atendimento às equipes de vendas, peças originais e assistência técnica pós venda. “A tecnologia da informação tornou-se uma grande aliada na difusão de conteúdos gerados em salas de aula e que agora passam a ser oferecidos para uma gama muito maior de profissionais em cursos presenciais e a distância”.

Para Landgraf, Campinas foi a cidade escolhida para o projeto por conta da infraestrutura oferecida. O Techno Park está estrategicamente localizado, próximo a hotéis, ao aeroporto de Viracopos e no entroncamento das principais rodovias do País, além da proximidade aos campi das melhores universidades do País: Unicamp, Unesp e USP.

“Campinas é um berço da tecnologia agrícola no Brasil e um centro de referência em inovação. É muito bom ver uma empresa do porte da Agco se preocupando com a qualificação do capital humano não só do Estado mais também do Brasil. Só assim vamos continuar tendo uma das agriculturas mais pujantes do mundo”, disse Orlando Melo, presidente da Apta – Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Uma das novidades do novo Centro de Treinamento será o estúdio de televisão montando em parceria com o Canal Rural que servirá ao trabalho de ensino a distância. O espaço contará com equipamentos para captação de imagens e transmissão multimídia de última geração, que vão permitir uma difusão rápida e segura dos conteúdos gerados nos laboratórios, e atividades que serão desenvolvidas pelas equipes de instrutores da AGCO.

“A capacitação do agricultor brasileiro é um desafio. Nosso grande objetivo é levarmos esse conhecimento para que centenas de pessoas possam ajudar a incrementar a produção rural no País”, disse o CEO do Canal Rural, Donário Lopes.

A estrutura vai acomodar ainda oito salas de aula, laboratórios para promoção de testes de regulagem e checagem dos sistemas e equipamentos das máquinas, informática, eletro hidráulica, além de boxes para simulação de situações práticas de diagnósticos e reparos de máquinas e implementos, e um auditório para realização de palestras, workshops e demais atividades de conteúdo teórico.

Entre as atrações do novo espaço, uma ‘bancada viva’ permitirá a realização de simulações sobre situações reais de diagnósticos em peças e componentes dos motores AGCO Power. Os alunos terão ainda um trator parcialmente desmontado para demonstrações de danos e reparos sobre as demais partes e componentes das máquinas. A ideia é que as equipes que passarem pelas dinâmicas de treinamento no Centro de Treinamento AGCO Academy estejam capacitadas a identificar e solucionar problemas, pois essa é a realidade de quem está no dia a dia do campo junto ao produtor rural.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente de marketing e pós-venda da Agco América do Sul, Bernard Keep, e a gerente de tecnologia para a América Latina da Shell, Simone Ferreira. Todos os participantes que tiveram a palavra do evento receberam a homenagem “parceiro do conhecimento”.

Sobre o AGCO Academy A AGCO Academy foi criado para ser o departamento de treinamento oficial das equipes da AGCO, sendo atualmente responsável pela geração de conteúdo e organização dos cursos de capacitação presencial e à distância, abordando conteúdos específicos para as áreas de vendas, setor de peças e serviços. Atualmente as unidades de capacitação do AGCO Academy estão localizadas nas fábricas da AGCO de Santa Rosa (RS), Canoas (RS) e Ribeirão Preto (SP).

Sobre a AGCO AGCO (NYSE: AGCO) é uma das líderes mundiais focada na concepção, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas. Para apoiar a maior produtividade no campo a AGCO oferece uma linha completa de produtos que inclui tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, pulverizadores, equipamentos para preparo de solo, implementos, peças de reposição e sistemas de armazenagem de grãos e produção de proteína.  Seus produtos são vendidos por meio das cinco marcas Challenger ®, Fendt®, GSI®, Massey Ferguson® e Valtra® e distribuídos globalmente por uma rede de 3.100 concessionárias e distribuidores independentes, em mais 140 países. Fundada em 1990, a AGCO tem sua sede em Duluth, GA, EUA. Em 2013, a AGCO teve vendas líquidas de U$10,8 bilhões. www.agcocoorp.com