01/10/10 13h00

Agências de viagens corporativas estimam receita recorde de US$ 4,4 bi

Valor Econômico – 01/10/10

As agências de viagens corporativas deverão registrar este ano faturamento recorde de até R$ 7,5 bilhões (US$ 4,4 bilhões), ou o correspondente a 30% de expansão diante de 2009. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Faustino Pereira. A entidade foi criada no fim do ano passado da fusão de duas associações do setor (Favecc e TMC Brasil), mas o seu lançamento oficial foi em meados de março.

As 27 associadas da Abracorp movimentaram de janeiro a junho R$ 3,3 bilhões (US$ 1,9 bilhão), ou expansão de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2009. Pereira estima que 74% do faturamento desse período é proveniente da venda de passagens aéreas. Mas o filão de negócios que mais cresce para o setor são as viagens de incentivo e eventos, com receita de R$ 132,1 milhões (US$ 77,7 milhões).

A Abracorp fez um ranking dos destinos de viagens corporativas mais vendidos de janeiro a junho. No Brasil, o Rio de Janeiro aparece em primeiro lugar, seguido por Brasília e São Paulo. No exterior, a liderança é de Buenos Aires, seguida de Paris e Nova York. O presidente de uma das maiores empresas do setor, a Flytour American Express, Eloi D'Avila de Oliveira, conta que as empresas preferem fazer seus eventos corporativos na capital argentina por causa da falta de infraestrutura nos grandes centros brasileiros, com aeroportos no limite de suas operações e falta de vagas em hotéis.

De acordo com o executivo, o movimento financeiro do segmento de viagens corporativas tem potencial para crescer anualmente 15% nos próximos cinco anos. Esse cenário otimista, diz ele, acontece após um encolhimento de 15% a 20% nos últimos dois anos.

O primeiro balanço divulgado pela Abracorp mostra detalhes e curiosidades do perfil de vendas do setor. No primeiro semestre, as agências de viagens corporativas venderam 3,4 milhões de passagens aéreas nacionais, com preço médio de R$ 411,82 (US$ 242,20). O número de bilhetes internacionais foi bem menor, de 503,3 mil, mas o valor médio foi muito maior, de R$ 2.152, 37 (US$ 1.266,10). A TAM respondeu por 47% das vendas de passagens aéreas nacionais da Abracorp no primeiro semestre, ou o equivalente a R$ 655,6 milhões (US$ 385,6 milhões). A Gol ficou com 36,3% do resultado, ou R$ 507,2 milhões (US$ 298,4 milhões). A participação da Azul foi de 4,25%, com vendas totais de R$ 59,2 milhões (US$ 34,8 milhões).

A maior parte da venda de passagens internacionais também ficou com a TAM, com participação de 18,8%. Logo em seguida vieram a American Airlines (9,7%) e a Air France KLM (8,7%). A liderança nas vendas de diárias em hotéis da Abracorp ficou com o grupo Accor (9,1%). As redes Atlantica (8,7%) e Blue Tree (3,6%) vieram logo atrás.