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Agrishow aposta em pequeno e médio para alavancar vendas

DCI - 05/03/2009

Luiz Aubert Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), aposta nas empresas de pequeno e médio porte para garantir o faturamento recorde previsto para a próxima edição da Agrishow. Neto destaca que programas de incentivo à compra de máquinas por pequenos produtores, como o Mais Alimentos, impediram a queda das vendas de máquinas superior aos 25% registrados em janeiro e motiva a contratação em empresas que produzem tratores de até 75 cavalos. O volume financeiro previsto com a geração de negócios na Feira é da ordem de R$ 870 milhões (US$ 378 milhões), acima dos R$ 800 milhões (US$ 437 milhões) levantados na edição de 2008, quando o agronegócio brasileiro vivia um forte momento de expansão e o setor de máquinas registrava vendas recordes. O tom otimista é mantido mesmo com a incerteza quanto à participação das cinco principais fabricantes de tratores do País. Em dezembro, a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) enviou carta à Abimaq afirmando que AGCO, John Deere, Case New Holland, Agrale e Valtra não participariam da feira. As vendas de tratores representam cerca de 15% do total negociado durante o evento. A Feira tem, até hoje, 775 expositores confirmados, entre eles a Santal, empresa de implementos agrícolas que, ontem, solicitou uma ampliação de 50% para a área de ocupação na Agrishow. Segundo a organização da Feira, antes, a companhia pretendia cancelar sua participação em razão da crise.