08/07/08 10h56

Agronegócio acelera exportações do país

Folha de S. Paulo - 08/07/2008

A forte demanda externa por alimentos continua favorecendo o Brasil. As receitas com os principais produtos da pauta de exportação do agronegócio brasileiro cresceram 27% no primeiro semestre deste ano, acima dos 25% da balança global -que só conseguiu esse percentual devido ao setor de agronegócio. As exportações brasileiras são favorecidas tanto pelos preços como pelo volume. Apenas os dez principais produtos da balança do agronegócio nacional são responsáveis por exportações de US$ 26 bilhões. Incluindo todos os demais itens do setor, a balança do primeiro semestre deve superar US$ 34 bilhões. Em todo o ano de 2007, as receitas somaram US$ 58 bilhões. O melhor desempenho vem do complexo soja -grãos, farelo e óleo-, que já atinge US$ 9 bilhões no período de janeiro a junho deste ano, 67% a mais do que em igual período do ano anterior. O saldo da balança comercial do agronegócio só não é maior porque o setor de açúcar perdeu preços no mercado externo e está com receitas acumuladas de US$ 2,1 bilhões, 12% a menos do que em 2007. As perspectivas para o setor neste semestre são de melhora. As carnes também podem melhorar o desempenho neste semestre. As vendas no setor de avicultura continuam aquecidas e as da cadeia de suínos começam a ter novas aberturas de mercados, que podem render mais. Já as carnes bovinas, embora mantenham evolução das receitas em dólares, perdem espaço em volume. Outro destaque são as exportações de milho, que já somam US$ 666 milhões. Estoques mundiais baixos, maior utilização do grão na produção de etanol nos Estados Unidos e previsível quebra de safra no Meio-Oeste norte-americano devido às recentes enchentes auxiliam as vendas externas brasileiras, que podem continuar aquecidas neste semestre. Nesse ritmo, e se os preços continuarem aquecidos neste semestre, as exportações do agronegócio brasileiro podem terminar o ano próximo das estimativas mais otimistas feitas no início do ano, que indicam volume até superior a US$ 70 bilhões.