29/12/14 12h41

Agropalma anuncia investimento de R$ 230 mi

Jornal de Limeira

O prefeito Paulo Hadich (PSB) anunciou ontem a instalação da empresa Agropalma em Limeira. O grupo é o maior produtor de óleo de palma da América Latina e irá investir R$ 230 milhões no município, gerando 250 empregos diretos. No período de obra, deve gerar 700. A previsão é de que o faturamento atinja R$ 700 milhões por ano.

A implantação da nova refinaria do grupo será em área de 16,4 hectares - ou seja, 164 mil metros quadrados - no km 131 da Via Anhanguera (SP-330), sentido Interior, no Bairro do Jaguari, próximo à Papirus. A expectativa é de que a inauguração ocorra em maio de 2016.

O prefeito e o secretário-chefe de gabinete, Marco Aurélio Faria Júnior, estiveram em maio deste ano no Pará para conhecer a empresa. Segundo Hadich, o clima organizacional e o compromisso da Agropalma com a sustentabilidade tanto social como ambiental chamaram a atenção. "Encontramos lá qualidade e eficiência. É um orgulho para Limeira ser escolhida pela empresa", afirmou.

A importância da vinda da Agropalma à cidade está também em contribuir para diversificar a economia limeirense. "Nosso objetivo é o desenvolvimento com diversificação da economia, tendo empresas da área tecnologia e dos diversos segmentos no campo metal-mecânico", disse Hadich.

De acordo com o diretor comercial e de sustentabilidade da Agropalma, Marcello Brito, hoje, a empresa exporta 60% de sua produção. Com a refinaria em Limeira, 70% dos produtos serão comercializados no País. "Esta virada representa a produção de produtos que hoje não existem no Brasil. De 22 tipos de gorduras vegetais produzidas atualmente, vamos aumentar para 60 tipos na refinaria de Limeira. Teremos o que há de mais novo em produção", falou. Entre os clientes da Agropalma estão várias empresas - como Natura, L'Oréal e Nestlé.

O anúncio contou com a presença da vereadora Erika Tank (PROS), que representou o Legislativo, do vice-prefeito Antonio Carlos Lima; do chefe de Gabinete, Marco Aurélio Faria Júnior; do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Wladimir dos Santos, e demais secretários.