10/10/08 14h47

Agropecuária crescerá 9,5% este ano; sem crise chegaria a 12%

Gazeta Mercantil – 10/10/2008

O Produto Interno Bruto (PIB) da agronegócio brasileiro crescerá entre 9% e 9,5% em 2008, conforme estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Isso representa uma redução frente às projeções feitas pela entidade antes de a crise financeira internacional ter se acentuado. "Sem a crise, o crescimento chegaria a 11% ou 12%" , disse Rosemeire Santos, técnica da CNA. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o PIB do agronegócio aumentou 6,79%, sendo que apenas em julho foi de 0,9%. Para 2009, a CNA calcula que pode haver queda da produção, conforme hipótese indicada no 1º Levantamento de Safra divulgado na quarta-feira pela Companhia de Abastecimento (Conab). A Conab calcula que o volume de grãos da safra 2008/2009 pode cair até 1,2% na comparação com a colheita anterior. "Com escassez de recursos no campo, a tendência é de redução", disse Rosemeire. Para tentar driblar a carência de crédito no setor rural, a CNA encaminhou ontem ao governo pedido de apoio financeiro. A instituição solicitou também mudança na Resolução nº 2682/99 do Banco Central, que estabelece critérios de classificação de risco de crédito dos tomadores de empréstimos. Segundo a Confederação, muitos produtores não têm acesso ao crédito porque renegociaram no passado e isso os classificou como tomadores de maior risco. A solução apontada é "flexibilizar" as normas da resolução, temporariamente, elevando a classificação de risco dos produtores rurais. Por enquanto os indicadores são positivos, apesar de a CNA ter apontado para um cenário de crise no setor rural. O crescimento do PIB da agropecuária, em no mínimo 9% este ano, é maior que o crescimento do PIB de toda a economia, estimado em 5% para 2008, conforme o mais recente Relatório de Inflação do Banco Central. Rosemeire alerta que o resultado projetado para todo o ano é positivo porque o primeiro semestre foi "muito bom", havendo desaceleração no período posterior. Ela admite, no entanto, que o segundo semestre é sazonalmente período de redução de desempenho. É época de preparo do plantio, enquanto que o primeiro semestre é período de colheita. O desempenho isolado de julho mostra que a agricultura, sozinha, cresceu 0,94% no mês. A CNA divulgou também dados relativos ao Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária, que indica faturamento de R$ 296,8 bilhões (US$ 134,9 bilhões) para 2008, crescimento de 32,83% na comparação com os R$ 223,4 bilhões de 2007 (US$ 101,5 bilhões). As exportações do agronegócio, segundo dados da CNA, somam US$ 55,309 bilhões de janeiro a setembro, crescimento de 29,2% sobre igual período do ano passado. As importações atingiram US$ 8,874 bilhões no período, ou seja, houve uma aceleração de 43,8% nas despesas com compras do setor rural no exterior, que foram de US$ 6,171 bilhões em igual período do ano passado.