19/06/13 15h27

Airbus desenvolverá pesquisa em São José dos Campos

PortalR3

A EADS, grupo líder nos segmentos aeroespacial e de defesa, anunciou nesta terça-feira (18) durante a Paris Air Show, em Le Bourget, na França, a instalação de um centro de pesquisa e tecnologia no Parque Tecnológico de São José dos Campos. O grupo EADS tem entre suas divisões a Airbus, a Cassadian e Eurocopcenter (que no Brasil é representada pela Helibras).

A implantação do novo centro do grupo em São José dos Campos começou a ser articulada pela Prefeitura durante a LAAD, feira internacional de defesa, realizada em abril deste ano no Rio de Janeiro e contou com a participação do prefeito Carlinhos Almeida e do secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Sebastião Cavali.

Inicialmente o novo centro vai acolher pesquisadores e técnicos da Cassadian, divisão de defesa e segurança do grupo, que devem desenvolver uma solução de software para o monitoramento de zonas marítimas, em um projeto conhecido como “Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul” ou “SisGAAz”. O sistema poderá ser utilizado para gerenciar o patrulhamento de toda a costa do País.

O novo centro além de desenvolver sistemas adaptados para a realidade brasileira irá participar da criação de projetos e parcerias de pesquisa e tecnologia em cooperação com instituições e empresas da indústria nacional da defesa e aeroespacial.

O prefeito está em Le Bourget na França participando da feira para fortalecer a presença da cidade no mercado do setor aeroespacial e fazer contatos para atrair ao município negócios no segmento de alta tecnologia.

Durante o anúncio da EADS o prefeito destacou a relevância de São José dos Campos no setor aeroespacial e de defesa e como a instalação do novo centro na cidade deve colaborar para o desenvolvimento do município.

“São José dos Campos é nacionalmente reconhecida por sua variedade e excelência de atividades voltadas ao mercado aeroespacial. Essa parceria irá proporcionar um novo impulso na sua constante busca para estar na vanguarda da inovação no Brasil. É uma honra para nós ver que a força da cidade foi reconhecida por uma empresa que é um ícone mundial em tecnologias de defesa”, afirmou o prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida.