12/08/13 17h53

Ajinomoto investe R$ 47 milhões em nova fábrica para produzir Sazon

Nova fábrica opera com conceito de produção em massa e aumentará em 40% a capacidade atual

Diante do crescimento constante por demanda, a Ajinomoto do Brasil investiu R$ 47 milhões na criação de uma nova linha de produção na unidade de Limeira, interior de São Paulo, onde o tempero SAZÓN® é fabricado. A inauguração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, em Limeira, e contou com a presença do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, do presidente da Ajinomoto do Brasil, Takaaki Nishii e do prefeito de Limeira, Paulo Cezar Hadich.

“A Investe São Paulo foi fundamental para direcionarmos nossos recursos adequadamente”, disse Nishii.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, atende o projeto da nova planta da SAZÓN® desde setembro de 2012. A consultoria prestada pela Investe SP permitiu à Ajinomoto do Brasil direcionar melhor os investimentos no Estado de São Paulo, tanto para a criação da nova unidade de SAZÓN®, como para melhorias em outras fábricas da companhia.

“A Ajinomoto acredita em São Paulo desde 1977, quando inaugurou sua primeira fábrica em Limeira. Hoje são quatro unidades de produção e cinco fábricas, todas no Estado. Cabe à Investe SP e ao Governo Estadual incentivar essa importante indústria de origem japonesa que gera empregos e renda para a população paulista”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

A nova linha será maior e mais moderna, passando a operar com o conceito de produção em massa, ou seja, com capacidade de fabricar maiores lotes do produto em menor tempo. Com esta expansão, a 11ª desde o lançamento do produto, a capacidade produtiva da fábrica será aumentada em cerca de 40%.

“A nova fábrica, exclusiva para a fabricação de tempero SAZÓN®, é um marco importante para o produto em um momento especial de sua trajetória, quando completa 25 anos. A fábrica terá maior nível de automação, permitindo ampliar a produtividade e manter os altos padrões de qualidade das linhas atuais”, relata Carlos Takata, diretor industrial da Ajinomoto do Brasil.

Os investimentos são destinados à estrutura fabril, com a construção de uma nova área de produção anexa ao prédio atual, e à instalação de máquinas e equipamentos modernos, adequados ao conceito de produção em massa, de equipamentos para monitoramento on-line de qualidade e de sistemas de segurança operacional avançados. O treinamento e a capacitação dos novos colaboradores serão conduzidos pela equipe interna de treinamento da fábrica que já existe, com o apoio dos supervisores, técnicos e colaboradores experientes na fabricação de SAZÓN®. A unidade de Limeira possui aproximadamente mil colaboradores só na divisão de alimentos, dedicados exclusivamente à produção do varejo.

Desde seu lançamento, há 25 anos, SAZÓN® tem crescido de forma sólida e consistente ano a ano. Atualmente, o produto é líder de mercado na categoria de temperos em pó, com 64% de participação de mercado e presença em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel).

“O Governo do Estado elabora políticas públicas e medidas que viabilizam a atuação de grandes empresas no mercado. Além de aquecer a economia da região, o aumento da produção da Ajinomoto garantirá novos postos de trabalho e contribuirá para o desenvolvimento de São Paulo”, comenta o secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia.

Uma das vantagens da nova operação é que toda a produção de SAZÓN® é ecoeficiente, já que a automação garante o uso mais inteligente da energia, – produz mais e mais rápido com um consumo menor de energia – e ecologicamente limpa. Isso porque a empresa adota medidas para minimizar os dois principais impactos que esse tipo de produção tem no meio ambiente: a geração de ruído de equipamentos e a liberação de poeira. No controle de ruído, todos os equipamentos foram dimensionados para atender às normas brasileiras. Para o controle da emissão de poeira, foram instalados eficientes sistemas de exaustão e filtração, atendendo aos rígidos padrões de emissão ambiental do Grupo Ajinomoto (Ajinomoto Group Zero Emission). As emissões de efluentes industriais e resíduos sólidos também estão dimensionadas para atender aos padrões definidos pela matriz.

A nova fábrica vai funcionar com 100% de sua capacidade até o final de 2014. “Ajinomoto contribui positivamente para o desenvolvimento social e para a geração de riquezas da população de Limeira”, destacou o prefeito de Limeira, Paulo Hadich.

Muita história pra contar
SAZÓN® chegou ao mercado em 1988, para atender a uma demanda do consumidor brasileiro por temperos práticos e fáceis de usar que também conferissem cor e sabor aos alimentos. Diferente dos temperos existentes até então, o produto inovou o mercado, ao facilitar o ato de cozinhar, permitindo ao consumidor dar um toque especial e particular às preparações.

Com posicionamento de marca focado nos benefícios do produto, entre eles, tornar a comida mais saborosa, adicionando mais amor aos pratos, o tempero caiu nas graças das donas de casa e virou o queridinho do Brasil – fato comprovado por ser hoje líder do segmento e sinônimo da categoria. Atualmente, SAZÓN® dita tendências e modifica a dinâmica do mercado brasileiro com seus lançamentos e extensões de linha, além de ser o carro-chefe da Ajinomoto do Brasil.

Com 99% de brand awareness no Brasil e 64% de participação de mercado, o produto está presente em 55% dos lares brasileiros (fonte: Nielsen/KantarWorldPanel). As regiões que mais consomem o tempero são Sudeste e Nordeste, responsáveis por cerca de 45% e 25% das vendas no Brasil, respectivamente. Nesses 25 anos, foram vendidas quase 220 mil toneladas de tempero SAZÓN®. São mais de 3,5 bilhões de floppies e mais de 43 bilhões de sachês.