12/03/24 14h53

Akaer vai produzir fuselagem de novo avião turboélice para 40 lugares de empresa alemã

Com sede em São José, empresa anunciou contrato com fabricante alemã de aviões

O Vale

Empresa de engenharia aeroespacial e líder em inovação, a Akaer foi selecionada pela alemã Deutsche Aircraft para fabricar a fuselagem dianteira do D328eco, a aeronave turboélice sustentável de 40 lugares para o mercado da aviação regional.

O avião é a nova versão do turboélice Dornier 328, mas com capacidade aumentada para 40 lugares, visando o mercado da aviação regional. A aeronave usará combustível sustentável e terá possibilidade de uso civil e militar.

A companhia de São José dos Campos será responsável pela fabricação em série da fuselagem dianteira, incluindo industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados. O valor do acordo não foi divulgado.

A primeira fuselagem dianteira da D328eco tem entrega prevista para o final de 2025 e será produzida na unidade da Akaer em São José dos Campos.

Benefícios

Na avaliação da Akaer, o acordo com a Deutsche Aircraft é uma “conquista significativa que fortalece a sua posição na indústria aeroespacial global”.

“Suas capacidades em todos os aspectos, desde atividades de engenharia do projeto até a montagem completa da fuselagem dianteira, foram consideradas diferenciais decisivos pela Deutsche Aircraft”, informou a empresa.

A Akaer disse que é capaz de projetar e fornecer grandes conjuntos estruturais para a indústria aeroespacial em todo o mundo, e agora se torna a primeira empresa brasileira fornecedora global nível 1 (Tier 1).

Aeronave

“O D328eco representa um marco significativo na aviação mundial, com voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, é motivo de orgulho fazer parte deste relevante projeto, desempenhando um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira e consolidando nossa posição como uma empresa Tier 1”, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O comprometimento e a experiência demonstrados pela Akaer ao longo deste processo foram fundamentais em nossa tomada de decisão. A Akaer é um dos principais players da indústria aeroespacial brasileira, e é por isso que estamos entusiasmados com nossa parceria neste projeto para a fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, afirmou Dave Jackson, CEO da Deutsche Aircraft.

“Essa colaboração ressalta o reconhecimento da excelência da Akaer, respaldados pelos seus 32 anos de experiência na indústria aeronáutica. O processo de seleção foi meticuloso, onde valorizamos o comprometimento, o foco no cliente e a experiência da Akaer, fatores fundamentais para assegurar este projeto significativo para o programa D328eco”, disse Maximilan Fahr, vice-presidente de Supply Chain da Deutsche Aircraft.

Mercado

O Brasil possui o quinto maior espaço aéreo global e atualmente está focado na expansão da aviação regional. Muitos investimentos serão realizados para conectar todo território por via aérea, essa colaboração contribuirá para impulsionar as iniciativas brasileiras voltadas ao aprimoramento da experiência e capacidade, tanto na aviação regional quanto na fabricação aeroespacial.

Com a segunda maior frota de aviação geral do mundo, o Brasil possui um potencial significativo para adotar a configuração do D328eco, capaz de atender às diversas demandas nas áreas de aviação executiva, aeromédica e agrícola.

Nos últimos 10 anos, a participação de mercado de turboélices no Brasil registrou um crescimento de 344%.

“A notável versatilidade da configuração multifuncional do D328eco permite sua adaptação para diversas operações, abrangendo transporte de passageiros, missões de resgate, operações militares, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos. Suas características excepcionais de voo e adaptabilidade possibilitam o acesso a destinos com pistas curtas e não pavimentadas, mesmo em condições climáticas desafiadoras”, informou a Akaer.

“O D328eco apresenta o menor consumo de combustível e emissões de poluentes do setor. Será totalmente compatível com 100% SAF (Sustainable Aviation Fuel), e outras misturas de combustível, o que significa que a aeronave oferecerá aos clientes máxima flexibilidade no que diz respeito às opções de fornecimento de energia”, completou.

 

Fonte: https://sampi.net.br/ovale/noticias/2820380/vale-do-paraiba/2024/03/akaer-vai-produzir-fuselagem-de-novo-aviao-turboelice-para-40-lugares-de-empresa-alema