31/07/12 11h55

Alckmin assina acordo com Fiesp para atrair investidores latino americanos

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 30/07, protocolo de intenções com a FIESP para a promoção do Estado como pólo econômico e de negócios da América Latina. O acordo, que contou com a presença do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, tem como objetivo promover a atração de investimento estrangeiro direto para o Estado de São Paulo.

"Queremos trabalhar de maneira integrada com a FIESP para missões internacionais de comércio exterior, de parcerias, de desenvolvimento e para receber as missões estrangeiras. A ideia é trabalhar em conjunto, mostrando a sinergia, a união de São Paulo para o desenvolvimento", afirmou Alckmin.

O protocolo visa desenvolver iniciativas conjuntas de aproximação ao setor empresarial internacional, com vistas a promover São Paulo no cenário latino americano. Uma das primeiras medidas a ser adotadas será a criação de um grupo de trabalho. Ele será formado por representantes da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, da Investe São Paulo e do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP. A primeira reunião do grupo será realizada em agosto.

O acordo prevê ainda estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos no Estado. O foco será na agregação de valor e promoção do conteúdo tecnológico, além de assegurar a troca de informações sobre comércio exterior e investimentos estrangeiros do Estado de São Paulo.

O Governo do Estado, junto com a FIESP, irá organizar nos dias 4 e 5 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, e nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, na sede da FIESP, eventos comerciais com o Governo de Portugal, que será representado pelo Primeiro Ministro Pedro Passos Coelho e pelo Ministro das Relações Exteriores Paulo Portas. O evento na sede do Governo visa apresentar as oportunidades de investimento no Estado de São Paulo, como PPPs, projetos públicos, e investimento direto estrangeiro. Já a FIESP promoverá rodadas de negócios para centenas de empresas portuguesas além, de incentivar investimentos de empresas paulistas no programa de privatizações português.

O Governo do Estado e a FIESP irão adotar ainda uma estratégia conjunta no 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que será realizado em 2013 no Brasil. O Encontro reúne milhares de empresários dos dois países. O Governo e a FIESP irão agir de forma coordenada na apresentação do Estado de São Paulo e na estratégia comercial a adotar no evento.