04/06/13 14h30

Alckmin dá início às obras do VLT em Santos e São Vicente

Jornal Vicentino

O Governador Geraldo Alckmin esteve em São Vicente, na manhã desta quarta-feira (29), para autorizar o início das obras da primeira etapa do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que ligará Santos a São Vicente. A previsão é que o veículo comece a circular, em fase de testes, em julho de 2014.

A primeira etapa do projeto terá 9,5 quilômetros de extensão e ligará um terminal, em Barreiros até uma Estação de Transferência, na Conselheiro Nébias em Santos e contará com pátio de apoio do VLT e 11 estações de embarque e desembarque ao longo do traçado, seis em São Vicente e cinco em Santos. Ao todo serão 87 mil usuários atendidos por dia.

Já a segunda da obra, prevista para começar em setembro, será a Conselheiro Nébias-Valongo, com conclusão em um ano. Este trecho terá seis quilômetros e nove estações de embarque e desembarque de passageiro.

Uma boa notícia dada pelo governador em São Vicente foi a autorização dada ao secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, para “correr” com a licença-ambiental do trajeto que vai de Barreiros até Samaritá, beneficiando ainda mais todos os moradores da Área Continental. Alckmin foi muito aplaudido após o anúncio. Dentro das próximas etapas também está prevista a chegada do VLT até Praia Grande.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento em São Vicente. Entre eles, o prefeito de São Vicente Luís Cláudio Bili, os deputados federais Beto Mansur (PP) e Márcio França (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Samuel Moreira (PSDB), o deputado estadual Luciano Batista (PSB), o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva, o prefeito de Santos Paulo Alexandre Barbosa, os secretários estaduais Bruno Covas (Meio Ambiente), Jurandir Fernandes (Transporte), Cláudio Valverde (Turismo), Edmur Mesquista (Desenvolvimento Metropolitano), o secretário-adjunto de Gestão Pública, Rogério Barreto, o diretor da Agem, Marcelo Bueno, o tenente-coronel Marcelo Gomes, o vice-prefeito de São Vicente, João da Silva, vereadores e secretários municipais.

“É uma obra aguardada há quase 20 anos. Trata-se do primeiro VLT elétrico do Brasil. São 22 trens, cada um com 400 passageiros, sete carros e esperamos entregá-los em 12 meses. Serão até 15 frentes de trabalho simultâneas. É um veículo silencioso, rápido, com poluição zero, conforto. Estamos investindo em um transporte coletivo de qualidade”, disse o governador.

O prefeito Luís Cláudio Bili comemorou o anúncio. “É um sonho realizado para toda população vicentina. Esperamos isso há muitos anos e estou muito de, nos primeiros meses de governo, poder iniciar essa obra de grande importância para a sociedade vicentina e região”, afirmou.

VIADUTO
O prefeito aproveitou a oportunidade para cobrar sobre o início das obras dos viadutos na parte vicentina da Imigrantes, que eliminará um dos principais problemas do trânsito vicentino, além de contribuir com a segurança pública. Hoje, por conta dos semáforos, os condutores levam cerca de três minutos para atravessar o local. O tempo de espera dos motoristas facilita, ainda, a ação de criminosos. Recorrentes assaltos já foram registrados no cruzamento.

Alckmin afirmou que a obra já foi licitada e está na fase da análise de propostas e que, se tudo correr bem, ela começa em junho deste ano, não apenas os viadutos, mas a nova ponte que será construída sobre o canal dos Barreitos, com calçada de quatro metros para pedestres.