21/08/13 12h00

Alckmin e Liveris discutem projetos da Dow para o Estado de São Paulo

Empresa assessorada pela Investe São Paulo já atua em 12 cidades paulistas, investindo em pesquisa e desenvolvimento e tecnologias verdes

Investe São Paulo

O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin recebeu nessa terça-feira, 8 de outubro, no Palácio dos Bandeirantes, o presidente mundial da Dow Chemical Company, Andrew Liveris e o presidente para a América Latina, Pedro Suarez. O objetivo da reunião foi discutir os projetos da empresa para o Estado de São Paulo, que têm sido assessorados pela Investe São Paulo. O presidente da agência, Luciano Almeida, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia também participaram do encontro.

Para Almeida, os investimentos crescentes da Dow são resultado do compromisso que o governo paulista tem com pesquisa e desenvolvimento. “São Paulo investe 72% de toda a verba investida pelos estados brasileiros em P&D, tendo as melhores universidades e centros de pesquisa do País. Isso é fundamental para fomentar o sucesso de empreendimentos de empresas de alta tecnologia como a Dow”, explica.

Suarez também ressaltou a importância do Estado na estratégia da empresa. “A Dow reafirma o seu compromisso com o Estado de São Paulo, propulsor da economia nacional”, disse.

Um dos principais pontos debatidos na reunião foi o lançamento de um laboratório de biotecnologia em Cravinhos, com 4 mil metros quadrados e que deverá empregar 190 pessoas. Será o primeiro da empresa a realizar o processo de manipulação genética de sementes fora da matriz nos Estados Unidos.

A Dow também firmou parceria com a Barenbug, em Guaíra, para incrementar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento com sementes de grama para pasto transgênicas. A empresa também ampliou recentemente seu laboratório de plásticos para embalagem em Jundiaí, e está construindo um armazém de 5 mil metros quadrados para carga seca no Guarujá. O local foi feito com conceitos de sustentabilidade e tem capacidade para cerca de 4 mil toneladas.

Também faz parte dos projetos da empresa em São Paulo o Pecuária Sustentável, realizado em parceria com a ESALQ/USP e com o grupo PENSA/USP. O objetivo do empreendimento é recuperar 15 milhões de hectares de pastagens degradadas no estado por meio de ações que promovam o aumento da produtividade do rebanho bovino de forma sustentável.             

Sobre a Dow em São Paulo

A Dow está presente em São Paulo desde 1956, e atua em 12 cidades do Estado, tendo na capital a sede da companhia para a América Latina. No total, a companhia tem cerca de 2 mil funcionários em seis unidades fabris e quatro centros de pesquisa. Suas principais operações são:

  • Desenvolvimento de soluções para adesivos presentes em 90% dos automóveis do País, em Pindamonhangaba
  • Fabrica da Dow Agrosciences em Franco da Rocha, que fabrica 75% das soluções para o mercado de agronegócio
  • Laboratório de poliuretanos em Jundiaí, que desenvolve soluções par ao mercado de plásticos
  • Produção de poliglicou utilizado na destilação de diesel de Cana em polo estratégico em Guarujá. Essa unidade também abriga o projeto sócio-ambiental Eco Pólis, realizado em parceria com a universidade Santa Cecília com foco nas escolas públicas e privadas da cidade.